Câmara Legislativa discute criação de mais duas RAs

Publicado em Eixo Capital

Texto publicado por Ana Maria Campos neste sábado (23/8) — A Câmara Legislativa do DF (CLDF) discute a criação de mais duas novas regiões administrativas. Hoje, são 35. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta semana, a implantação das RAs de Ponte Alta Norte e do Noroeste. A primeira iniciativa partiu do deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD) e a segunda, pelo deputado Martins Machado (Republicanos).

Desmembramento do Gama

Na justificativa para a criação da Região Administrativa de Ponte Alta Norte, Rogério Morro da Cruz sustenta que atualmente a localidade abriga aproximadamente 40 mil habitantes. Seria um desmembramento do Gama. “Ponte Alta Norte e seus núcleos vizinhos — Casa Grande, Monjolo e Olhos D’Água — passaram, nas últimas décadas, por expressivo crescimento demográfico e urbano, o que gerou novas demandas por infraestrutura, ordenamento territorial e serviços públicos básicos”, afirma o distrital.

Mais perto

O deputado Martins Machado defende que a criação de uma administração regional no Noroeste vai aproximar o morador das decisões governamentais.

Custos extras

Como se sabe, a criação de regiões administrativas acarreta a implantação de administrações regionais, com cargos, custos e indicações políticas.

Homenagens a Campos Neto e Caiado

Dois projetos que devem provocar controvérsia com a oposição no DF devem entrar na pauta de votação da próxima sessão da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa: a concessão do título de cidadão honorário de Brasília para o ex-presidente do Banco Central Campos Neto — de iniciativa do deputado distrital Thiago Manzoni (PL) — e para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Neste caso, a autoria da homenagem é do deputado Eduardo Pedrosa (União).

Mais tempo para estacionar

Projeto de lei em tramitação na Câmara Legislativa estabelece um período mínimo de 30 minutos de tolerância em estacionamentos de estabelecimentos comerciais do Distrito Federal para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse período, o consumidor fica livre do pagamento ao estacionar o carro. O projeto é de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD).

Mérito cristão

O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei nº 7.740/2025, de autoria do deputado Iolando (MDB), que institui no Distrito Federal a Medalha do Mérito Cristão. O objetivo da honraria é homenagear, anualmente, até 20 pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram “na promoção da evangelização e paz no DF”.

Sucateamento

Em vistoria a um abatedouro, em Samambaia, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), presidente da CPI do Rio Melchior, se deparou com maquinário sucateado, vazamentos e falta de impermeabilização adequada do solo. A visita foi motivada por denúncias de que água avermelhada, em tom de sangue, estaria sendo despejada no rio. “O processo é rudimentar e sem os cuidados necessários. Isso nos traz muita preocupação”, afirmou a parlamentar, que cobrou inspeções mais rigorosas dos órgãos de fiscalização. Agora, a CPI prepara novos requerimentos para aprofundar as investigações sobre os riscos ambientais.