Com 316 votos contrários, 160 favoráveis e três abstenções, a Câmara dos Deputados derrubou nesta noite (24) a emenda dos deputados Alberto Fraga (PL-DF) e Fred Linhares (Republicanos-DF) que preservava o Fundo Constitucionalidade do DF de redução na correção anual.
Foi mantido o texto substitutivo do relator do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que estabelece um teto para atualização do Fundo Constitucional no limite de 2,5%, mais IPCA.
Hoje, pela lei em vigor, o Fundo Constitucional é atrelado à variação da receita corrente líquida da União ao longo de um ano.
Fraga subiu à tribuna para tentar buscar votos favoráveis a sua emenda. “Eu aprendi nesta Casa que jabuti não sobe em árvore. Ou é enchente ou é mão de gente. Estou falando isso porque essa maldade que o relator está fazendo com o Distrito Federal só está fazendo porque temos uma bancada pequena, com oito deputados federais”, afirmou Fraga.
Segundo o deputado, a redução provocará um impacto enorme para a segurança pública que é custeada pelo Fundo Constitucional. “Quero dizer ao amigo Cajado que daqui a alguns anos, se essa maldade persistir, ele não vai conseguir andar em Brasília com segurança”, acrescentou o deputado do PL.
A deputada Érika Kokay (PT) disse que votou a favor da emenda de Fraga que acabou sendo derrotada. “Sofremos um golpe grande nesta Casa. O Fundo Constitucional só existe porque o Distrito Federal é a capital”, afirmou.
A petista disse que vai trabalhar para tentar reverter a derrota, no Senado e em todas as instâncias possíveis.
Na bancada do Distrito Federal, os oito deputados federais votaram a favor da emenda. O voto não significava discordar do texto do relator.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…