O Banco de Brasília (BRB) assumirá a gestão da Torre de TV. A decisão foi registrada, nesta terça-feira (29/10), por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre GDF, BRB e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). De acordo com o presidente do da instituição financeira, Paulo Henrique Costa, cerca de R$ 40 milhões serão investidos em obras para a revitalização da Torre.
“O Corredor Cultural (nome dado ao projeto do banco) vem da Rodoviária até a feira. Ou seja, passará pelo jardim Burle Marx, pelo ‘Águas do Cerrado’, novo nome da fonte, passando pela Torre de TV e chegando à própria feirinha da torre. Será um espaço arborizado, iluminado. Terá até coworking e wi-fi para que as pessoas possam utilizar a área também para trabalhar”, informou.
O termo de cooperação tem validade de 20 anos. De acordo com o presidente, o banco construirá uma ‘agência conceito” de vidro para atender a população. Um museu digital também deve ser inaugurado no mezanino da Torre de TV e contará a história da capital federal.
De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), a parceria vai beneficiar os dois lados, tanto o banco quanto a área cultural do DF. “Nós temos espaços aqui em Brasília que vinham sendo abandonados há muito tempo. Um deles é aquela região da Feira da Torre de TV, o Jardim Burle Marx, que nunca foi concluído, e aquela área ali na frente. Então, nós unimos a vontade de ter Brasília de volta ao cenário nacional com seus monumentos todos funcionando com a necessidade que o BRB tem de reforçar a marca”, afirmou.
A Torre de TV está fechada para obras desde o final do ano passado. De acordo com o emedebista, não é possível informar, por enquanto, quando a Torre será reaberta novamente. A intenção, no entanto, é que, ao menos parte da estrutura, esteja pronto no aniversário de Brasília de 2020, quando a capital completa 60 anos.
Segundo o presidente do BRB, a expectativa é de que todas as etapas de revitalização sejam concluídas dentro de um ano e meio.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…