O clima esquentou na Praça dos Três Poderes na noite deste sábado (13/06). Por volta de 21h30, integrantes do movimento “300 do Brasil” apontaram fogos de artifício para o Supremo Tribunal Federal (STF) e gravaram vídeos para distribuir nas redes sociais com ataques aos ministros e ao governador Ibaneis Rocha (MDB).
Foi uma reação à ação da Polícia Militar do DF, escalada pelo DF Legal, órgão do GDF encarregado de fazer valer a lei, que desmontou o acampamento dos 300 na Esplanada na tarde deste sábado. Nos vídeos, um ativista diz: “(Estamos) em frente aos bandidos do STF. Isso é para mostrar para eles e para o bandido do GDF: não vamos arregar”.
Nos vídeos, o integrante do movimento pró-Bolsonaro afirma, referindo-se aos fogos apontados para o STF: “É o povo, seus comunistas, seus bandidos… Está entendendo o recado?”.
Em outros vídeos que circulam nas redes, os manifestantes xingam os ministros Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.
A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que a Polícia Civil do DF vai instaurar um inquérito para apurar os responsáveis pelo ato antidemocrático.
Por conta de ameaças, da agressividade dos manifestantes e de aglomerações que podem provocar disseminação do novo coronavírus, o governador Ibaneis Rocha assinou decreto em que proíbe a circulação neste domingo (14/06) na Esplanada dos Ministérios.
Sobre o episódio desta noite, a Polícia Militar do DF divulgou a seguinte manifestação: “Segundo informações cerca de 30 pessoas realizaram um culto na praça, por volta de 21h, e após o término soltaram alguns foguetes. Logo após, entraram em um ônibus e se retiraram do local.”
Veja o vídeo:
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…