Bia Kicis e Everardo Gueiros
Bia Kicis e Everardo Gueiros Bia Kicis e Everardo Gueiros — Crédito: Reprodução/Instagram Bia Kicis e Everardo Gueiros

Bia Kicis pede voto para Everardo Gueiros

Publicado em CB.Poder

Coluna CB Poder publicada em 26 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos 

Enquanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem preferência pela candidatura de Cleber Lopes à presidência da OAB-DF, o advogado Everardo Gueiros, o Vevé, conquistou ontem o apoio da deputada federal Bia Kicis (PL-DF). A parlamentar bolsonarista afirma que avaliou bastante as candidaturas à seccional e optou pela chapa liderada por Everardo. Entre os pontos em comum, a defesa pela eleição direta para presidente do Conselho Federal da OAB.

Operação Predador: “Que os culpados sejam punidos

O vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), divulgou nota, ontem, em que critica o vice-presidente afastado do PT-DF Wilmar Lacerda, pela prisão por suspeita de pedofilia. “Infelizmente, mais uma denúncia de pedofilia no DF e, dessa vez, envolvendo um integrante do Partido dos Trabalhadores. Minha solidariedade a todas as crianças e famílias vítimas da pedofilia e crimes hediondos. Só há um caminho para erradicarmos essa abominação: a denúncia e a punição exemplar”, afirmou. “Para os culpados, espero todo o rigor da lei, que investiguem e punam todos os que atentam contra a infância e  a juventude. Vítimas, famílias e sociedade em geral precisamos ser vigilantes e não nos calarmos frente a nenhum tipo de abusos”, disse o deputado que também é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Inocência ou expulsão

O petista Wilmar Lacerda não teve apoio em seu partido. Depois da prisão na tarde de quinta-feira, o presidente do PT, Jacy Afonso o afastou da vice-presidência e o líder do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, foi duro: “Diante da prisão de Wilmar Lacerda, acusado de envolvimento em crimes de pedofilia, venho a público, como fundador do Partido dos Trabalhadores e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), defender o imediato afastamento de Lacerda e a suspensão de sua filiação partidária, até que ele consiga comprovar sua inocência. Se isso não ocorrer, deve ser expulso de forma definitiva do PT”.

Mulheres do PT defendem desligamento de Wilmar

A Secretaria de Mulheres do PT-DF também se manifestou. As filiadas cobraram a expulsão de Wilmar Lacerda e ressaltaram que, já em 2017, quando ele chegou a ser indiciado por incitação à prostituição de adolescentes, o coletivo de mulheres defendeu a abertura de processo na Comissão de Ética do partido. “Somos parte da construção de legislações fundamentais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n°. 8.069/90), que assegura os direitos e a proteção integral das crianças e adolescentes, e a Lei Maria da Penha, que fortalece a defesa das mulheres contra a violência. Enfrentamos agressores em todos os níveis e reafirmamos nosso compromisso inabalável: não aceitaremos que qualquer membro de nosso partido participe ou seja conivente com a violência sexual contra crianças e adolescentes”.

Kokay: “Denúncias gravíssimas”

A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) divulgou nota sobre a prisão de Wilmar Lacerda. “As denúncias envolvendo Wilmar Lacerda são gravíssimas e precisam ser apuradas com o mais absoluto rigor”, afirmou. “Convicta de que a construção de uma sociedade justa e igualitária pressupõe o respeito às mulheres, às crianças e aos adolescentes — e que isso faz parte da história e do compromisso do PT — presto solidariedade a todas as vítimas de violência sexual e defendo que o partido adote uma posição firme e não permita em seus quadros pessoas envolvidas com esse tipo de conduta”, acrescentou.

Sugestão

Uma sugestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg para o governo do Distrito Federal e para os deputados distritais: “Colocar o nome Cine Brasília Vladimir Carvalho. Nada mais justo, levando em conta tudo o que ele fez pelo cinema de Brasília, pelo cinema brasileiro e pelo Festival de Cinema de Brasília”.

Promoção no TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) vai dar posse a dois juízes e duas juízas de direito substitutos no cargo de juízes de Direito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na próxima terça-feira. Os nomes dos magistrados e magistradas foram aprovados em sessões do Tribunal Pleno. As juízas Jackeline Cordeiro de Oliveira, da 1ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões de Santa Maria, e Eugênia Christina Bergamo Albernaz, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente, foram promovidas ao cargo de Juízas de Direito pelo critério de merecimento. Os juízes Manuel Eduardo Pedroso Barros, da 1ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões de Planaltina, e Gláucia Barbosa Rizzo da Silva, da Vara Criminal e Tribunal do Júri de São Sebastião, foram promovidos pelo critério de antiguidade.

Campanha contra cigarro eletrônico

Presidente da Câmara Legislativa, o deputado Wellington Luiz (MDB) protocolou o projeto de lei que propõe a criação de uma campanha educativa para alertar crianças e adolescentes sobre os riscos à saúde causados pelo uso de cigarros eletrônicos. A medida visa combater o uso crescente desses dispositivos entre os jovens, que muitas vezes acreditam que o cigarro eletrônico é uma alternativa inofensiva ao cigarro convencional.