Em quatro meses, entre março e julho, a Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu 810 manifestações de cidadãos preocupados com a propagação do novo coronavírus. A unidade que mais recebeu informações da população, 173 manifestações, foi a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadãos (PDDC), que atua na coordenação da força-tarefa do MPDFT no combate à covid-19. A ausência ou insuficiência de ações no enfrentamento à doença nas instituições de saúde é a principal reclamação.
Na ação de reparação de danos coletivos ajuizada contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) lista uma série de declarações consideradas ofensivas ao funcionalismo público. Além da comparação com “parasitas”, Guedes referiu-se aos servidores de forma pejorativa publicamente pelo menos outras três vezes.
Na petição, a entidade transcreve trecho em que Guedes diz que os servidores não “vão ficar em casa com a geladeira cheia”, enquanto milhões de brasileiros estão perdendo empregos. Em outra referência, a Assejus aponta uma crítica em que o homem forte da economia do governo Bolsonaro afirma que o funcionalismo seria uma torre a derrubar, e pedem que os servidores não “saqueiem” o país ao reivindicar reajustes salariais.
“O Ministro do Estado da Economia, por todas os discursos e falas que realiza, acaba por praticar nítido assédio institucional, ou seja, ato atentatório contra a moral de todos os servidores públicos do país”, aponta a entidade na ação que tramita na 14ª Vara Federal Cível contra Paulo Guedes e a União.
A direção do Detran-DF colaborou nas investigações da Polícia Civil e Ministério Público sobre o esquema de fraudes para cancelamento de multas de trânsito desvendado na Operação Backdoor, deflagrada ontem. Em nove meses, entre maio de 2019 e janeiro de 2020, a maracutaia resultou num prejuízo de R$ 1,3 milhão aos cofres do órgão, com apoio de gente de dentro do departamento e hackers. O esquema foi congelado em fevereiro, justamente quando o procurador Zélio Maia assumiu o comando do Detran-DF.
Tramita na Câmara Legislativa projeto de lei que veda a contratação pelo Poder Público de empresa pertencente a parlamentares ou a seus familiares. Só na atual legislatura esses quatro deputados têm interesse direto no assunto: Rafael Prudente (MDB), Robério Negreiros (PSD), Eduardo Pedrosa (PTC) e José Gomes (PSB). A proposta é do deputado Leandro Grass (Rede), que é professor.
A Secretaria de Educação esclarece que o contrato com a empresa Global Segurança Ltda, para vigilância privada, foi feito por meio de licitação e foi apenas prorrogado excepcionalmente por mais 12 meses, pelo montante de R$ 82.691.085,84. Segundo a Secretaria, a prorrogação foi feita na forma permitida pelo inciso 4º do artigo 57 da Lei nº 8.666/93.
A Gôndola Vermelha, livro de Andreia Salles, lançado neste mês, será traduzido para o italiano e inglês e disponibilizado para esse mercado. O romance de estreia da jornalista narra a história do casal Isabelle e Giovanni, iniciada em um baile de máscaras na Veneza do século XVI. A trama passa-se num cenário minuciosamente descrito com base em pesquisa sobre os hábitos da época.
Se existem, quais são os supostos segredos ilícitos da Operação Lava-Jato?
“Agora é a hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure. Mas a correção de rumos não significa redução do empenho no combate à corrupção”
Procurador-geral da República, Augusto Aras
“Não sei o que pode mover pessoas a investir contra a praga da corrupção, que drena o dinheiro público e torna nossas diferenças sociais ainda mais absurdas! Pensando bem, acho que sei!”
Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…