Alice Oliveira, professora aposentada e atleta paciente transplantada, busca apoio do GDF para participar dos Jogos Mundiais para Transplantados, Alice Oliveira, professora aposentada e atleta paciente transplantada, busca apoio do GDF para participar dos Jogos Mundiais para Transplantados. Foto: Arquivo pessoal Crédito: Arquivo Pessoal. Eixo Capital. Alice Oliveira, professora aposentada e atleta paciente transplantada, busca apoio do GDF para participar dos Jogos Mundiais para Transplantados, na Austrália.

Atleta transplantada busca apoio para competição de atletismo na Austrália

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A professora aposentada e atleta Alice Oliveira, 50 anos, é uma vencedora. Há 10 anos, submeteu-se a um transplante de fígado e ganhou uma nova vida: tornou-se uma corredora. Com mais de 200 competições no currículo, ela faz parte da Liga de Atletas Transplantados do Brasil e busca apoio para participar dos Jogos Mundiais para Transplantados, na Austrália. Mas foi aí que ela encontrou uma porta fechada. O presidente da Comissão dos Transplantados do DF, Robério Melo, diz que eles deram entrada num pedido de adesão a um programa da Secretaria de Esportes para custeio das passagens, mas o pedido foi negado. O problema, segundo a pasta, é que o requerimento foi apresentado fora do prazo de 60 dias antes da competição, que ocorrerá de 15 a 21 de abril. “A Alice queria representar o Brasil e o Distrito Federal. Ela pagou a inscrição, foi classificada e foi convidada pela organização e não vai porque não tem as passagens”, afirma Robério.

R$ 342 milhões em obra na BR-080

O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) esteve ontem em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para pedir a duplicação da BR-080, rodovia que liga Taguatinga e Brazlândia. Trata-se de uma obra de R$ 342 milhões. O secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, também participou. Do partido de Prudente, Renan se comprometeu com o projeto. O deputado explicou que a BR-080 é conhecida como “rodovia da morte” por causa do alto índice de acidentes registrados na pista.

Na Fiesp

O ex-presidente da OAB-DF Francisco Caputo foi designado pelo presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, para compor o Conselho Superior de Assuntos Jurídicos da entidade. O colegiado é presidido pelo ex-presidente do STJ Cesar Asfor Rocha.

Rosangela Moro e Deltan fazem curso sobre orçamento

Os deputados federais Rosangela Moro (Pode-SP) e Deltan Dallagnol (Podemos-PR) estão se preparando para embates com o governo Lula. Eles integraram um grupo de parlamentares novatos que participaram do primeiro curso de formação do RenovaBr para aulas sobre Orçamento Federal. Os deputados Yandra Moura (União-SE), Samuel Viana (PL-MG), Jadyel Silva Alencar (PV-PI), Delegado da Cunha (PP-SP) e o senador Rodrigo Cunha (União-AL) também participaram, além de 30 assessores de parlamentares. A iniciativa, chamada de “Formação para Mandatos,” oferece capacitação para parlamentares eleitos e suas equipes. Os temas de estreia foram emendas parlamentares e Orçamento de 2023.

Só Papos

“Não vamos admitir que a perseguição dos últimos quatro anos ao presidente Bolsonaro se perpetue por meio de perseguições aos deputados que foram eleitos na esteira dessa pauta conservadora”

Deputado distrital Thiago Manzoni (PL)

“O discurso transfóbico que ele (Nikolas Ferreira) proferiu na tribuna da Câmara dos Deputados é inaceitável. O parlamento não deve ser usado para reforçar a violência e a estigmatização contra as minorias”

Deputado distrital Fábio Félix (PSol)