Arruda caminha 800 km do Sul da França ao Noroeste da Espanha

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Promessa, meditação, sacrifício, superação pessoal, fé ou simplesmente uma experiência cultural? O ex-governador José Roberto Arruda faz pela terceira vez o Caminho de Santiago, percurso que peregrinos fazem há séculos até chegar a Santiago de Compostela, onde os restos mortais do apóstolo Santiago estão sepultados.

Pela segunda vez, Arruda faz o trajeto francês, o mais longo, saindo da cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, no Sul da França, para chegar a Santiago de Compostela, na Galícia, no Noroeste da Espanha, em 30 dias. Serão 792 km, andando em média 27km por dia. Há anos, ele fez o mais curto, com cerca de 200 km.

A primeira peregrinação ocorreu quando Arruda estava na casa dos 60 anos, pouco depois da Operação Caixa de Pandora, que mudou o rumo de sua vida. “Agora volto aos 70”, disse à coluna.

Peregrinos contam que a viagem é incrível e cheia de ensinamentos e descobertas. As pessoas ficam em hospedarias, albergues e até na casa de moradores que estão acostumados a receber os turistas que passam caminhando.

Mas é preciso ter preparo físico para percorrer a pé cerca de 25 km por dia, nas trilhas do caminho. Ninguém volta igual.

A chegada em Santiago de Compostela é um espetáculo. Gente do mundo todo passa por ali com mochilas e a sensação do dever cumprido após a longa caminhada até chegar a uma catedral deslumbrante.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

5 dias atrás