Urna eletrônica
Urna eletrônica Urna eletrônica. Ed Alves/CB/D.A. Press Urna eletrônica brasileira. Eleições 2022. Ed Alves/CB/D.A. Press

Aposta no Legislativo: PT pode concentrar forças na eleição de uma bancada forte

Publicado em Eixo Capital, Eleições, Notícias

Por Ana Maria Campos — Nos municípios em que tem pouca chance de vitória neste ano, o PT nem se esforçou nas campanhas a prefeito e tem apostado em eleger uma bancada forte de vereadores. É a estratégia de poder pelo Legislativo. O mesmo pode ocorrer em 2026. O Distrito Federal pode entrar nessa mira. A avaliação nacional é de que aqui, com o eleitorado majoritariamente de direita, a esquerda enfrentará uma das mais difíceis disputas ao governo. E, hoje, a bancada de deputados e senadores conta com apenas três entre 11 parlamentares. O DF está sendo comparado ao Acre e à Santa Catarina, onde o eleitorado conservador tem se fortalecido.

Dobradinha

Em reunião de integrantes da esquerda do DF com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, surgiram dois nomes que devem concorrer às duas vagas ao Senado em 2026: a senadora Leila Barros (PDT-DF) e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF). O encontro foi realizado na noite de quarta-feira, na casa do secretário Nacional de Justiça, Jean Uema.

——

Parceria na Estrutural

A Creche Guerreiros da Alegria vai realizar amanhã uma Ação de Valorização das Mães da Santa Luzia, com o apoio de voluntárias vinculadas ao Prêmio Engenho Mulher — Reconhecimento a Quem nos Transforma. A dirigente da creche, Carmélia Teixeira, foi uma das três vencedoras do Prêmio Engenho Mulher 2024, em reconhecimento ao que ela faz em sua comunidade. Na programação de sábado, Carmélia vai receber o apoio de outra vencedora da mesma edição da premiação, a maestrina e musicista Rejane Pacheco, do Instituto Reciclando Sons.

Além de cantar, no encerramento da programação, Rejane preparou os pães que serão servidos no lanche, e que são produzidos nos cursos de panificação para profissionalização da comunidade. A iniciativa deve atender às mães das 60 crianças, com idades entre 1 e 5 anos, que frequentam a creche de segunda-feira a domingo. Cerca de outras 20 mulheres se mobilizaram para realizar essa iniciativa, no dia em que a creche celebra quatro anos de atendimento à comunidade.

——

Saturnino e o pequi do painel do Senado

A história do ex-senador Saturnino Braga, do Rio de Janeiro, que morreu ontem, tem uma passagem pitoresca. Em 2001, ele era o relator do processo de violação do painel eletrônico do Senado na Comissão de Ética da Casa. Estava em jogo o destino político dos então senadores José Roberto Arruda e Antônio Carlos Magalhães — que acabaram renunciando ao mandato. Na véspera de entregar o relatório, Saturnino comeu, durante um jantar em Pirenópolis (GO), frango com pequi, e mordeu a fruta típica do Centro-Oeste. Mas pequi não é para amadores. O carioca ficou com a boca cheia de espinhos. Muitas piadas surgiram dali. Os colegas diziam que Saturnino tinha uma missão espinhosa, que ele teve a boca ferida para não se manifestar ou que ele estava de boca aberta com as provas que analisou.

——

Conquista do MP

O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de o Ministério Público recorrer de decisões do Tribunal do Júri quando for manifestamente contra a prova dos autos. Seigneur, que também é presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento de Processos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), destaca a importância da atuação conjunta dos Ministérios Públicos para que teses como esta sejam acolhidas. “Trata-se de uma conquista que precisa ser celebrada, porque fortalece a atuação do Ministério Público na persecução dos crimes contra a vida e no exercício da Justiça”, afirmou.

——

Forte impacto

A dengue gerou impacto sem precedentes no sistema de saúde pública do Distrito Federal. Houve registro de 253.185 casos prováveis em residentes do DF, apenas nos quatro primeiros meses do ano, e provocando forte reflexo na rede pública. Em todo o ano de 2024, houve mais de 400 mil casos, segundo a Secretaria de Saúde. A informação foi divulgada ontem em reunião realizada pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa

——

Começam os embates

A permanência do presidente da Comissão Eleitoral da OAB-DF é o primeiro grande embate entre os ainda pré-candidatos. O criminalista Cléber Lopes pediu ontem a substituição do nome indicado pelo presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior. O advogado Antônio Alberto Cerqueira (foto), que vai presidir o processo, é conselheiro da atual gestão e amigo de Délio, que apóia a candidatura de Paulo Maurício Siqueira, o Poli. Além disso, segundo Cléber Lopes, por ter sido presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, Cerqueira estaria em posição de influência direta sobre os advogados da seccional.

——

Volta ao jornalismo

Na primeira vice-presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o desembargador Roberval Belinati está revivendo sua primeira atividade profissional. O magistrado, que foi jornalista no Paraná, criou um programa de entrevistas com colegas na ativa e aposentados para que contem suas trajetórias de vida. As conversas são disponibilizadas no YouTube. Belinati já entrevistou o desembargador aposentado Mário Machado e o colega Luís Gustavo Barbosa de Oliveira.