Em um ano e dois meses, o procurador Zélio Maia é o quarto nome para a direção-geral do Detran-DF. Antes dele, estiveram no cargo os delegados Alírio Neto e Valmir Lemos, além do agente de trânsito Fabrício Moura. O órgão já provocou momentos de fúria no governador Ibaneis Rocha. Agora, espera acertar. Mas Zélio Maia não é de ficar onde não tem autonomia. À frente da Secretaria de Justiça e Cidadania, ele permaneceu pouco mais de um mês, em 2017, durante o governo Rollemberg. Mas, para dar certo, outras mudanças deverão ser feitas na estrutura do órgão.
A Câmara Legislativa pode criar uma faculdade com cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, mantida com recursos do Legislativo local. Com orçamento próprio, votado pelos distritais, o órgão vai funcionar com diretoria executiva integrada por presidente, vice e três diretores, indicados pelos parlamentares. É o que prevê projeto de lei, de autoria do vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (PSC), que institui o serviço social autônomo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa do Legislativo do Distrito Federal (IESPL/DF), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. A gestão ficará a cargo da Mesa Diretora, a partir de um estatuto a ser elaborado após a criação da entidade. Segundo a justificativa de Delmasso, o instituto vai funcionar de forma semelhante ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). O vice-presidente da Câmara Legislativa será o presidente da nova instituição de ensino. O que os cidadãos poderão aprender com os deputados distritais?
O Tribunal de Contas do DF lançou ontem edital para o concurso para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Há uma vaga a ser preenchida e, por isso, não haverá reserva de cotas para negros. A disputa é aberta. Hoje o órgão conta com apenas três procuradores: Marcos Felipe Pinheiro Lima, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Demóstenes Tres Albuquerque. A remuneração é R$ 33.689,10. O trabalho é ajudar na fiscalização das contas públicas, com representações a serem submetidas ao plenário do TCDF.
O deputado Eduardo Pedrosa (PTC) prepara uma homenagem no plenário da Câmara Legislativa ao aniversário de 60 anos do Correio Braziliense. Será em 16 de abril, às 9h. O jornal, que tem a idade de Brasília, guarda a história da nossa capital.
O superintendente regional do Sebrae, Valdir Oliveira, tem dito em conversas reservadas e públicas que o governador Ibaneis Rocha cumpriu, até agora, os compromissos que fez com o setor produtivo, como redução da burocracia e redução da carga tributária. Secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rollemberg, Valdir diz que, nessa área, Ibaneis vai bem.
“Parem de insinuar coisas a meu respeito. Nasci em um lugar onde as pessoas eram pobres, mas tinham dignidade”
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incomodado com os questionamentos na audiência do processo em que é acusado de receber propina de empresas da Lava-Jato
“Só para deixar claro, eu sou negro, cresci na periferia, mas é meu dever institucional buscar a verdade”
Procurador da República Igor Miranda da Silva, responsável pelas audiências da Operação Zelotes
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…