Superintendente do Hospital de Base do DF, Lucas Seixas Doca Júnior foi exonerado nesta sexta-feira (5/2). Ele deixa o cargo, a pedido, após o afastamento do ex-presidente da Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) Paulo Ricardo Silva ser afastado pelo conselho administrativo da instituição, responsável pela gestão do Base.
Lucas foi condenado pela morte de uma paciente em 2019 e teve a sentença confirmada recentemente pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Havia pressão na Secretaria de Saúde para a exoneração dele. Esse foi um dos fatores que pesou para a queda de Paulo Ricardo Silva, além do questionamento sobre o excesso de contrações no Hospital de Base.
O médico também foi pivô de um crise no ano passado quando, um áudio dele destinado a funcionários do Hospital de Base, vazou. Ele afirmava que o sistema de saúde local estava perto do colapso.
Além de Lucas, foram exonerados Washington Carlos Ribeiro Soares, então Chefe de Gabinete da instituição e Denilson Campelo dos Santos, então superintendente do Centro Inovação, Ensino e Pesquisa (CIEP).
Assume interinamente a superintendência do Hospital de Base, Jair Tabchoury Filho, atual Diretor de Atenção à Saúde do Iges-DF. Os outros cargos seguem vagos.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…