A intensa repercussão do caso da naja que picou um estudante universitário e da descoberta de vários animais em situação irregular no Distrito Federal fez com que o tema virasse pauta de prioridade na agenda de políticos locais, até então quase que focada exclusivamente na pandemia. Na Câmara Legislativa, houve a proposta da criação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar, pelo distrital Delmasso (Republicanos), e uma série de projetos ligados à proteção dos bichos foi destacada pelos distritais. É o caso de um projeto de Daniel Donizet (PSDB), que propõe a criação de um Conselho de Defesa dos Animais no DF. Em âmbito federal, proposta do deputado Israel Batista (PV-DF) quer regras mais rígidas contra o tráfico.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou ontem a criação de duas novas datas comemorativas no recheado calendário do Distrito Federal. A partir de agora, a capital tem o Dia do Candango, comemorado em 12 de setembro, e o Dia dos Blocos Carnavalescos Tradicionais do Distrito Federal, celebrado em 2 de dezembro. As iniciativas foram propostas, respectivamente, pelos distritais Fernando Fernandes (Pros) e Roosevelt Vilela (PSB).
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) empenhou R$ 5 milhões, que devem ser destinados para a implementação de quatro novas unidades da Casa da Mulher Brasileira (CMB) no Distrito Federal. Os espaços são voltados para atender a mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade social. A previsão é de que as novas estruturadas sejam instaladas em Sobradinho, Recanto das Emas, Sol Nascente e São Sebastião. A Secretaria da Mulher do DF receberá a verba.
Os profissionais da carreira socioeducativa do DF que foram afastados por direitos sociais ou de maneira involuntária têm direito a receber o adicional de insalubridade, definiu uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Até então, o entendimento corrente no GDF era que esses servidores afastados teriam descontos no acréscimo. A determinação do desembargador Fábio Eduardo Marques, da 7ª Turma Cível do TJDFT, foi feita em ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (SindSSE/DF).
A aplicação da Lei Aldir Blanc, que permite auxílio emergencial para artistas durante a pandemia, no Distrito Federal, está em discussão pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e representantes do setor. A ideia é debater como os benefícios permitidos pela nova legislação, sancionada recentemente, poderão ser acessados pelos profissionais da área. Ao DF, serão destinados cerca de R$ 19 milhões, voltados para o socorro da classe.
As trocas no comando da Polícia Militar do DF iniciadas com a crise causada pelo ato contra o Supremo Tribunal Federal (STF) foram concluídas. À época, o coronel Sérgio Luiz Ferreira de Souza, então subcomandante da corporação e à frente das ações contra extremistas, foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) por causa dos desdobramentos do problema. Para o lugar, foi escolhido, dias depois, coronel Cláudio Fernando Condi. Ele era chefe do Estado-Maior, cargo que ficou vago até ontem quando o também coronel Marcelo Helberth de Souza assumiu o posto.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…