Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
O presidente Jair Bolsonaro tem se desdobrado para agradar à Polícia Militar do DF. Desfilou na Esplanada com o cavalo da corporação, usou máscara com o símbolo dos policiais e ainda os beneficiou com reajuste salarial enquanto os aumentos de servidores estão suspensos em todo o país. Fez questão de atender à Polícia Civil do DF desde que a PM também fosse contemplada. Tem a simpatia e a cumplicidade de muitos militares do DF.
Hospital de campanha da Fecomércio vai ficar no papel
O índice de leitos de UTI para covid-19 ocupados chegou a mais de 64% no DF. É o número mais alto até agora. O governo acredita que hospitais privados estão mantendo os leitos para os próprios pacientes. E, para complicar, a Fecomércio-DF não cumpriu ainda o compromisso de ajudar na instalação de um novo hospital de campanha. Não vai sair mais, mesmo depois de protocolo assinado. O governador Ibaneis Rocha (MDB) está irritado com o presidente da entidade, Francisco Maia.
Salvar vidas é o caminho
Assim que assumiu o mandato de governador do DF, Ibaneis Rocha não escondeu que tem planos para o Palácio do Planalto. Agora, seu partido começa a testar seu nome como candidato à Presidência. Foi o que disse ontem o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP). O enfrentamento à pandemia será um importante cartão de visitas para o país, se for bem-sucedido na estratégia de salvar vidas.
Escolha
O governador Ibaneis Rocha fez uma escolha, no fim de semana, em meio à crise provocada pela desocupação da Esplanada dos Ministérios, entre o mundo jurídico e o bolsonarismo. Optou pelos seus pares.
Precaução
Mesmo sem sintomas graves da covid-19, o vice-governador Paco Britto (Avante) precisou se internar depois do diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus porque é paciente de risco. Já teve problemas no coração.