Apoio a Olgamir

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital, publicada em 9 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

Candidata à reitoria da UnB, a professora Olgamir Amancia recebeu uma carta de apoio de 90 pesquisadores da universidade. Entre eles estão, por exemplo, Ana Flávia Pinto, Mercedes Bustamante, Débora Diniz, Ela Wiecko, Alexandre Bernardino Costa, José Geraldo de Souza Júnior (ex-reitor), Lúcio Rennó, Volnei Garrafa, entre outros. Na carta, eles afirmam: “A profa. Olgamir e o prof. Gustavo têm uma longa trajetória de realizações na UnB em suas áreas de atuação específicas, em ensino, pesquisa e extensão, e na gestão, o que nos garante que ambos estão preparados para enfrentar os desafios que se impõem à Universidade”.

Articulador

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) foi um dos principais artífices da reeleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa com a repetição da dobradinha MDB-PT, com Wellington Luiz e Ricardo Valle
no comando da Casa.

Todos juntos

Por falar em Chico Vigilante, ele fez um superelogio ao coordenador do Lide em Brasília, Paulo Octávio, por conseguir reunir, num mesmo almoço, adversários da eleição de 2022, como o governador Ibaneis Rocha, integrantes da oposição, como o próprio Vigilante, ao lado dele, que disputou eleição ao governo do DF.

Manoel de Andrade: “Minha vaga não está na rifa”

O conselheiro Manoel de Andrade, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), disse à coluna que está mais animado do que nunca para continuar desempenhando seu trabalho na Corte. “O que eu ganho deixando de ser conselheiro?”, afirmou no almoço do Lide. Ele afirmou que tem 71 anos, mas poderia chegar tranquilo aos 80 anos exercendo a função. E garantiu: “Minha vaga não está na rifa”.

Só Roriz

Manoel de Andrade afirmou ainda que não está mais por aqui quem poderia convencê-lo a se aposentar. “Só Joaquim Roriz”, ressaltou.

Wellington diz que não trabalha para ir para o TCDF

Nos últimos dias, os rumores de que o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), vai assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do DF voltaram às rodas políticas. Ontem, Wellington
disse à coluna que não está
tratando desse tema.

Foco no setor produtivo

O presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, deixou claro ontem, no almoço do Lide, que está distante da política partidária. Na sua exposição, ele disse que não está filiado a nenhuma legenda, respeita todos os partidos da mesma forma e não pretende concorrer nas eleições de 2026. “Não sou adversário de ninguém. Meu papel é ajudar o setor produtivo”, garantiu.

Candidato do Lide no Entorno

Muito sobre o setor produtivo e um pouco sobre política. Anfitrião, o empresário Paulo Octávio, coordenador do Lide, disse ontem no almoço-debate, tendo como convidado o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, que apenas um integrante do grupo vai disputar as eleições municipais. É o empresário Juracy Tesoura de Ouro, que concorre à Prefeitura de Águas Lindas, no Entorno de Brasília. Filiado ao PSD, partido presidido no DF por Paulo Octávio, Juracy vai disputar em chapa pura, com a vice Professora Alexsandra, também do PSD.

Sucesso

Em um mês de funcionamento, a Casa de Chá, que funciona em uma gestão do Senac, já recebeu 15 mil visitantes. O sucesso foi apresentado ontem pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido, no almoço do Lide. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o café tem vista privilegiada da Praça dos Três Poderes. Reconhecida como patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Casa de Chá serve lanches e pratos preparados pelo chef Gil Guimarães.

Parabéns à deputada

O desembargador federal aposentado Souza Prudente enviou à coluna uma mensagem em que parabeniza a deputada Paula Belmonte pelo pronunciamento em que se desculpa com a população de Brasília pelo voto a favor da aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). “Parabéns, nobre deputada Paula Belmonte, por sua corajosa e consciente posição em defesa dos interesses maiores do desenvolvimento sustentável de Brasília, para as presentes e futuras gerações, combatendo agora os interesses puramente materialistas em flagrante agressão ao princípio constitucional da proibição do retrocesso ecológico e socioambiental do Distrito Federal”, afirmou.