photo_2024_03_02_17_40_41-35274652 Divulgação Apex

ApexBrasil terá sede em Brasília com programação de lazer

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Dubeux — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) terá sede própria em Brasília, na Asa Norte, com direito a programações de lazer e cultura nos fins de semana. Quem garante é o presidente da agência, Jorge Viana, participante assíduo das principais corridas de rua da capital, inclusive é um dos convidados da Maratona Brasília. Viana costuma treinar nas superquadras do bairro. “Sou apaixonado por esse lugar e adoro correr aqui”, diz.

Sem paletó

Além de defender a realização de corridas, maratonas e eventos em geral, Viana é de opinião que a cidade deve oferecer mais opções aos moradores nos fins de semana. “As sedes de instituições de governo e públicas deveriam abrir aos visitantes sábado e domingo”, propõe.

Dedicação à excelência

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A neurocientista Lúcia Willadino Braga e o ortopedista Álvaro Massao Nomura celebram, este mês, 46 anos de trabalho na Rede Sarah. Chegaram ao hospital na mesma época e, hoje, ocupam, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da organização, que é referência em assistência médica no Brasil e no exterior.

UnB reforça o 60

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília aprovou ontem resolução que oficializa o ingresso de pessoas com mais de 60 anos na instituição de ensino superior, por meio de processo seletivo. A partir de agora, o UnB 60 será realizado semestralmente.

Diálogo de gerações

Na reunião do Cepe, o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, detalhou o sucesso da primeira edição do 60 , realizado no final de fevereiro. A UnB esperava algo entre 500 e mil inscritos para o processo seletivo, porém mais de 3 mil candidatos concorreram — e 136 foram aprovados. “A primeira edição permitiu a muitas pessoas, não apenas retomar antigos projetos e sonhos, como ressignificar suas próprias vidas, representando, para muitos, um resgate de dignidade e autoestima. A possibilidade de amplificar a troca de experiência intergeracional no ambiente acadêmico é um efeito adicional dessa política”, disse.

Para todo mundo saber…

Contra a violência, informação. A partir de hoje, o Distrito Federal passa a ter um banco de dados sobre agressores de mulheres. O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei nº 7.487, que prevê uma plataforma de informações de homens condenados por violência contra a mulher em processos com trânsito em julgado – ou seja, sem possibilidade de recurso.

…Em defesa das mulheres

Farão parte do cadastro de agressores réus condenados por feminicídio, estupro, perseguição, lesão corporal, invasão de dispositivo informático e violência psicológica contra a mulher. “A promulgação desta lei representa um passo significativo na luta contra a violência de gênero e no fortalecimento das políticas de proteção às mulheres no DF”, comemorou o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), autor da nova lei.

Regra disciplinar

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prometeu acelerar a tramitação do projeto de lei que cria o novo regime disciplinar para a Polícia Federal e a Polícia Civil do DF. O novo texto busca estabelecer critérios mais objetivos, com menor discricionariedade, para infrações disciplinares nas corporações. O projeto estabelece 14 situações em que há possibilidade de demissão.

Prestígio

A nova regra disciplinar para a PF e a PCDF foi aprovada na Câmara, no mês passado, e será apreciada em breve no Senado, assegurou Pacheco. “Em atenção a esses profissionais, firmamos um compromisso de apreciação célere do Projeto de Lei 1.952 de 2007. O projeto aguarda envio ao Senado e, assim que possível, analisaremos essa proposição, que é tão importante para a instituição”.

Se Liga, Irmã

A senadora Damares Alves quer mobilizar igrejas evangélicas e católicas de Brasília para o combate à violência doméstica. O objetivo é capacitar lideranças religiosas para identificar sinais de violência e encaminhar vítimas a redes de proteção, assim como incentivar as denúncias de agressão. A ação foi batizada de “Se Liga, Irmã”. O primeiro encontro será em 19 de abril, no Auditório da Família, no Setor Comercial Sul. “A igreja pode canalizar essa transformação de uma sociedade livre da violência contra a mulher que tanto buscamos”, diz a parlamentar.

Caso de novela

Chegou ao Supremo Tribunal Federal uma investigação envolvendo um deputado federal, acusado de abuso sexual pela própria filha adolescente. O caso ocorreu em 2019, foi denunciado pela menina em 2020, e vários laudos foram feitos. A perícia medica não apresentou vestígios físicos de abuso. O laudo psicológico encontrou elementos consistentes de violação sexual, e a perícia social viu elementos de violação de direitos. Em 2022, o Ministério Público pediu arquivamento do caso por entender que a palavra da vítima era a única prova, e que o caso requeria cautela.

Borboletas

O GDF aderiu à campanha Abril Azul. Para conscientizar a população sobre o autismo, o Palácio do Buriti e a Torre de TV receberão iluminação especial até o fim do mês. A iniciativa é da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Qual a fruta do DF?

Reprodução

A 9ª edição da Feira da Goiaba começa, amanhã, a partir das 18h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento que celebra a época de colheita da fruta mais cultivada do DF acontece em dois fins de semana, de 5 a 7 e de 12 a 14 de abril. No evento, o público encontrará 36 estandes no Empório da Goiaba, sendo possível adquirir a fruta in natura e derivados, como doces e geleias. Também haverá o galpão do artesanato e o espaço da Florabraz, com 30 estandes comercializando diversas plantas.