Por Ana Maria Campos,
O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a implementar o uso de Nirsevimabe, um anticorpo monoclonal para proteger ós recém-nascidos do quadro de bronquiolite. São proteínas (imunoglobulinas) criadas artificialmente, em laboratório, que imitam a ação dos anticorpos naturais do corpo, aplicadas como uma vacina. O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, explica que essa proteção salva vidas. “No Chile, foi possível reduzir em 80% o número de internações hospitalares com o uso do anticorpo. Como o número de doses disponível é reduzido pela fornecimento do fabricante, a Secretaria de Saúde foca nos bebês prematuros. O GDF está vacinando as crianças que nascem de 32 semanas a 36 semanas e seis dias. A campanha agora é um incentivo para atender a crianças que nasceram a partir de 1° de outubro de 2024 com essas condições. Os pais podem buscar informações nos postos de saúde.
Ibaneis participa do Lide em Nova York
Celina Leão (PP) estará nesta semana à frente do governo. Ela está substituindo o governador Ibaneis Rocha (MDB) até o próximo sábado. Ele viajou para os Estados Unidos, para participar como palestrante do 14º Lide Brazil Investment Forum, que ocorre hoje, em Nova York. O evento no The Harvard Club reunirá políticos, membros do Judiciário e do mercado financeiro. A abertura contará com a presença do ex-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Lide, João Doria, entre outras autoridades. Ibaneis participará do painel sobre “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, ao lado do ex-presidente do Banco Central do Brasil e co-chairman do Lide, Henrique Meirelles; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; dos governadores do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Protagonismo feminino
A governadora em exercício Celina Leão (PP) chegou ontem no Prêmio Engenho Mulher literalmente pelo tapete vermelho, direto para o microfone. Tirou fotos com as homenageadas, a anfitriã, Kátia Cubel, e falou sobre o protagonismo feminino. Ela citou a delegada Jane Klebia como primeira mulher negra na Câmara Legislativa, trouxe o abraço do governador, agradecendo, inclusive, o espaço que tem no governo. E disse que tem enfrentado muitos problemas no Palácio do Buriti. “Toda vez que o governador Ibaneis sai, acontece alguma coisa”, disse, mencionando que a equipe já se prepara quando ela assume o comando.
Residencial Souza Prudente
O desembargador aposentado Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, vai batizar um prédio no coração da Asa Norte. O residencial Souza Prudente foi lançado pelo grupo Paulo Octávio no último sábado e será construído na 109 Norte. A construtora sempre homenageia personalidades de destaque na história da cidade, dando nomes aos prédios a cada novo empreendimento.
Palestra sobre saúde mental na China
A 2ª tenente Renata Rainha, médica psiquiatra do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, participou do Brics Women’s Leadership Forum 2025, realizado em Pequim, na China. A médica levou à conferência internacional um tema importantíssimo: a saúde mental das mulheres e dos profissionais no ambiente de trabalho. Ela ressaltou a importância do autocuidado, da valorização da vida e da construção de ambientes mais saudáveis e humanos — não só para aumentar a produtividade, mas principalmente para promover bem-estar e dignidade. Renata é o orgulho do pai, o conselheiro Renato Rainha, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), e da corporação à qual vem servindo com dedicação.
Afastamentos
Um a cada cinco profissionais da área de saúde do Distrito Federal está afastado da rotina de trabalho. O principal motivo é saúde mental, depressão e outras doenças psíquicas. É muita gente. Representa 20% da mão de obra destinada a um serviço essencial.
Teste de qualidade no atendimento à mulher
Tramita na Câmara Legislativa projeto de lei que cria o Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Segundo o autor da proposta, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a ferramenta será um instrumento de transparência e responsabilidade e vai permitir que a população tome conhecimento da qualidade dos serviços prestados nas delegacias especializadas no amparo à mulher. “A avaliação contínua do atendimento é essencial para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que se sintam incentivadas a denunciar”, explica Negreiros. A ideia é que a avaliação seja realizada semestralmente por meio de pesquisa de satisfação com mulheres atendidas nas delegacias.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…