Anticorpos para salvar bebês prematuros

Compartilhe

Por Ana Maria Campos,

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a implementar o uso de Nirsevimabe, um anticorpo monoclonal para proteger ós recém-nascidos do quadro de bronquiolite. São proteínas (imunoglobulinas) criadas artificialmente, em laboratório, que imitam a ação dos anticorpos naturais do corpo, aplicadas como uma vacina. O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, explica que essa proteção salva vidas. “No Chile, foi possível reduzir em 80% o número de internações hospitalares com o uso do anticorpo. Como o número de doses disponível é reduzido pela fornecimento do fabricante, a Secretaria de Saúde foca nos bebês prematuros. O GDF está vacinando as crianças que nascem de 32 semanas a 36 semanas e seis dias. A campanha agora é um incentivo para atender a crianças que nasceram a partir de 1° de outubro de 2024 com essas condições. Os pais podem buscar informações nos postos de saúde.

Ibaneis participa do Lide em Nova York

Celina Leão (PP) estará nesta semana à frente do governo. Ela está substituindo o governador Ibaneis Rocha (MDB) até o próximo sábado. Ele viajou para os Estados Unidos, para participar como palestrante do 14º Lide Brazil Investment Forum, que ocorre hoje, em Nova York. O evento no The Harvard Club reunirá políticos, membros do Judiciário e do mercado financeiro. A abertura contará com a presença do ex-presidente Michel Temer, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Lide, João Doria, entre outras autoridades. Ibaneis participará do painel sobre “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, ao lado do ex-presidente do Banco Central do Brasil e co-chairman do Lide, Henrique Meirelles; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; dos governadores do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Protagonismo feminino

A governadora em exercício Celina Leão (PP) chegou ontem no Prêmio Engenho Mulher literalmente pelo tapete vermelho, direto para o microfone. Tirou fotos com as homenageadas, a anfitriã, Kátia Cubel, e falou sobre o protagonismo feminino. Ela citou a delegada Jane Klebia como primeira mulher negra na Câmara Legislativa, trouxe o abraço do governador, agradecendo, inclusive, o espaço que tem no governo. E disse que tem enfrentado muitos problemas no Palácio do Buriti. “Toda vez que o governador Ibaneis sai, acontece alguma coisa”, disse, mencionando que a equipe já se prepara quando ela assume o comando.

Residencial Souza Prudente

O desembargador aposentado Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, vai batizar um prédio no coração da Asa Norte. O residencial Souza Prudente foi lançado pelo grupo Paulo Octávio no último sábado e será construído na 109 Norte. A construtora sempre homenageia personalidades de destaque na história da cidade, dando nomes aos prédios a cada novo empreendimento.

Palestra sobre saúde mental na China

A 2ª tenente Renata Rainha, médica psiquiatra do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, participou do Brics Women’s Leadership Forum 2025, realizado em Pequim, na China. A médica levou à conferência internacional um tema importantíssimo: a saúde mental das mulheres e dos profissionais no ambiente de trabalho. Ela ressaltou a importância do autocuidado, da valorização da vida e da construção de ambientes mais saudáveis e humanos — não só para aumentar a produtividade, mas principalmente para promover bem-estar e dignidade. Renata é o orgulho do pai, o conselheiro Renato Rainha, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), e da corporação à qual vem servindo com dedicação.

Afastamentos

Um a cada cinco profissionais da área de saúde do Distrito Federal está afastado da rotina de trabalho. O principal motivo é saúde mental, depressão e outras doenças psíquicas. É muita gente. Representa 20% da mão de obra destinada a um serviço essencial.

Teste de qualidade no atendimento à mulher

Tramita na Câmara Legislativa projeto de lei que cria o Índice de Avaliação da Qualidade do Atendimento (IAQA) nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher. Segundo o autor da proposta, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a ferramenta será um instrumento de transparência e responsabilidade e vai permitir que a população tome conhecimento da qualidade dos serviços prestados nas delegacias especializadas no amparo à mulher. “A avaliação contínua do atendimento é essencial para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e que se sintam incentivadas a denunciar”, explica Negreiros. A ideia é que a avaliação seja realizada semestralmente por meio de pesquisa de satisfação com mulheres atendidas nas delegacias.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

“Caminho para evitar tráfico de influência no Judiciário é a transparência”

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Diante do debate sobre a conduta de magistrados, a coluna Eixo…

3 horas atrás
  • Eixo Capital

O sarau no apartamento de Odette Ernest Dias

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…

3 dias atrás
  • Eixo Capital

“Estamos vendo cada vez mais casos de ataques misóginos contra jornalistas”, diz presidente do Instituto Palavra Aberta

Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…

3 dias atrás
  • Eixo Capital

Caixa reforça integridade do sistema para garantir apostas na Mega da Virada

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

“O código de ética fortalecerá o Supremo”, diz ex-reitor José Geraldo de Sousa Junior

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Morre um pioneiro: Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos

ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…

4 dias atrás