André Kubitschek assume Secretaria de Juventude do DF

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

O empresário André Octávio Kubitschek assumiu hoje (09/10) em evento prestigiado no Palácio do Buriti como o primeiro titular da recém-criada Secretaria da Juventude do Distrito Federal.

A cerimônia reuniu autoridades do Executivo e Legislativo, lideranças partidárias, representantes de movimentos juvenis e familiares. O salão branco do Palácio do Buriti estava lotado.

André Kubitschek é o primeiro descendente do ex-presidente Juscelino Kubitschek a assumir uma secretaria de Estado na capital que ele fundou.

A avó de André, Márcia Kubitschek, foi vice-governadora do DF, ao lado de Joaquim Roriz, e deputada federal constituinte. O pai, Paulo Octávio, foi vice-governador, secretário de Desenvolvimento Econômico durante sua gestão, e chegou a assumir o governo do DF.

A criação da nova pasta foi oficializada com a assinatura do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) que desmembra a Secretaria da Família e Juventude, conferindo autonomia e foco estratégico às políticas voltadas ao público jovem.

Diretrizes e primeiros programas


Entre as prioridades da nova gestão estão a expansão de programas já existentes, como o Jovem Candango e o Pró-Jovem Digital, e a criação de novas iniciativas voltadas ao empreendedorismo jovem, à formação técnica e à inclusão produtiva.

A secretaria também será responsável por articular parcerias com empresas, universidades e organizações sociais, formando um ecossistema de oportunidades que conecte juventude e mercado de trabalho.

“Vamos transformar a Secretaria em uma ponte entre o talento dos jovens e as oportunidades reais. Queremos integrar poder público, iniciativa privada e sociedade civil em torno de um mesmo propósito: gerar futuro”, ressaltou André Kubitschek.

O empresário Paulo Octávio demonstrou orgulho ao ver o filho assumir uma missão pública. “Ver meu filho assumir esse compromisso com a juventude é motivo de muito orgulho. André cresceu cercado de exemplos de pessoas que acreditaram em Brasília e trabalharam por ela. Hoje, segue essa trajetória com o coração voltado para o futuro”, afirmou.

Ao Correio, Paulo Octávio contou que esteve no Palácio do Buriti para acompanhar todos os tipos de solenidades, mas nenhuma o emocionou tanto.

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antônio Brito (BA), presente no evento, reforçou a importância do momento para o partido e para o País. “Ver um jovem como o André assumindo uma secretaria tão estratégica é motivo de orgulho para o PSD. Ele representa uma nova geração de líderes públicos comprometidos com o diálogo, a ética e o desenvolvimento social.”, destacou.

Perfil do secretário


Formado em Administração nos Estados Unidos e em Direito no Uniceub, André Octávio Kubitschek, 32 anos, é bisneto do ex-presidente Juscelino Kubitschek e filho caçula do empresário Paulo Octávio e de Anna Christina Kubitschek.

Atuou no setor privado por sete anos, à frente da maior rede de hotéis da Capital, a Plaza Brasília, comandando um time de quase mil empregados, da qual se afastou para assumir a pasta. À frente da Secretaria da Juventude, defende uma gestão baseada em inovação, governança e participação social.

Foto: Mariana Campos/CB

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

MP encaminha inquérito contra Pedro Turra para a Promotoria do Júri de Taguatinga

Ana Maria Campos A Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga encaminhou o caso do ex-piloto…

51 minutos atrás
  • CB.Poder

Advogado Rodrigo Badaró foi indicado para presidir Comitê Nacional de Inteligência Artificial do Judiciário

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

15 horas atrás
  • CB.Poder

Leila do Vôlei é reeleita presidente do PDT-DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A senadora Leila do Vôlei foi reeleita presidente do PDT-DF neste…

16 horas atrás
  • CB.Poder

Chacina do DF vai a júri em abril. Pena pode ultrapassar 300 anos de prisão, segundo MP

Um dos crimes mais impressionantes da história do Distrito Federal, a chacina de 10 pessoas…

16 horas atrás
  • CB.Poder

Morte de Rodrigo Castanheira: classificação do crime pode alterar a pena máxima de 12 para 30 anos de prisão

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A discussão entre especialistas em direito penal do momento é sobre…

18 horas atrás
  • CB.Poder

TJDFT aprova penduricalho e medida é barrada pelo STF

ANA MARIA CAMPOS O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…

3 dias atrás