Leonardo Cavalcanti
Nos bastidores do Ministério Público, há o receio de que ações vindas do mundo político e jurídico possam atingir procuradores. E não se trata apenas de mudanças na lei de abuso de autoridade, que prevê punições para agentes públicos que supostamente exorbitem as funções. A preocupação é com a própria imagem dos investigadores, depois de arquivamentos das ações contra envolvidos na Lava-Jato e libertação de condenados.
Mais embaixo
A rejeição da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) na Segunda Turma do Supremo, há uma semana, por exemplo, acendeu o sinal amarelo nos integrantes do MP. Os integrantes do STF desconsideraram os argumentos dos procuradores, mas o desconforto não foi apenas com o placar de três votos a um. O problema foi a desavença entre o ministro Ricardo Lewandowski e o subprocurador da República Carlos Vilhena, pois o magistrado deu a palavra ao advogado de defesa antes da sustentação do representante do Ministério Público. Ao pedir a palavra, Vilhena foi repreendido por não ter se inscrito e insistiu na leitura da acusação. Ao ouvir de Lewandowski que aquela não era a praxe, o subprocurador rebateu: “A praxe não pode superar a lei”. O magistrado terminou a discussão: “Parece que o subprocurador está inspirado hoje”.
Mal-estar
Apesar de a sessão terminar sem maiores atropelos, a desavença irritou investigadores, incomodados com a cena daquela tarde no Supremo, a ponto de se iniciar um movimento de cobrança para que a procuradora-geral Raquel Dodge tenha uma posição mais firme em defesa dos integrantes do Ministério Público.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…