Após idas e vindas com diversos grupos políticos, o ex-presidente da Câmara Legislativa Alírio Neto (PTB) e a ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros) fecharam acordo, nesta terça-feira (19/06), para unir os partidos na disputa por cargos majoritários. Conforme o acerto, um deles concorrerá ao Palácio do Buriti e o outro ocupará o cargo de vice-governador. Segundo o petebista, a formação completa da chapa deve ser divulgada nos próximos dez dias.
Ex-distrital, Alírio rompeu há cerca de um mês com o grupo articulado pelo senador Cristovam Buarque (PPS), formado, ainda, por outros oito partidos. Dias depois, a coalizão anunciou o nome de Izalci Lucas (PSDB) ao GDF. Devido aos desgastes jurídicos e partidários do tucano, entretanto, a chapa pode ruir.
Depois do rompimento, Alírio buscou novas opções e se aproximou de Eliana Pedrosa. A pré-candidata ao Executivo local conta com o apoio da família Roriz. A esposa do ex-governador, Weslian Roriz, inclusive é cotada para preencher uma das vagas ao Senado. Alírio e Eliana estão sem mandato há quatro anos — ambos concorreram a uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2014, mas não foram eleitos.
Para o petebista, o desejo comum dos dois em disputar o Palácio do Buriti não deve interferir na efetivação da aliança. “Lançamos o comunicado porque existe a garantia de que um de nós abrirá mão da cabeça de chapa para aquele que detiver melhores condições. É uma união de coerência”, garantiu.
A oficialização da união consta em nota divulgada no início desta tarde. “O Partido Trabalhista Brasileiro do Distrito Federal (PTB-DF) e o Partido Republicano da Ordem Social do Distrito Federal (PROS-DF) comunicam que foi firmado, nesta terça-feira (19), um protocolo de intenções para a efetivação de uma coligação majoritária no âmbito do Distrito Federal”, diz o texto.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…