Por Ana Maria Campos – Aliados de Ibaneis Rocha contam que a relação do governador com o deputado Rafael Prudente azedou pouco antes da mudança do comando do MDB-DF. Chegou a Ibaneis a notícia de que o aliado estava se articulando com petistas com vistas à eleição de 2026. Prudente trabalhava por um cargo majoritário e o governador não gostou. O candidato ao Senado é o próprio Ibaneis e o nome para a sucessão ao Palácio do Buriti é Celina Leão (PP).
Uma outra história…
Em entrevista à coluna, Rafael Prudente disse, na ocasião da troca na presidência do MDB-DF, que Ibaneis é o maestro dessa orquestra eleitoral. Cada aliado terá um papel a desempenhar em 2026, a ser definido pelo governador, segundo ele. Mas chegou a Ibaneis uma história diferente.
Ex-dono da bola
Rafael Prudente é um bom exemplo de como se perde o poder, apesar do crescimento político. Como deputado federal, ele é um dos 513. Na Câmara Legislativa, um voto vale muito. Ainda mais na condição de presidente da Câmara Legislativa que define a pauta.
Novo secretário
O novo secretário de Projetos Especiais, Jorge Azevedo Filho, era secretário-executivo da Secretaria Executiva do Conselho Gestor de PPP’s. A nomeação teve a aprovação do advogado Everardo Gueiros, que esteve como titular da pasta no primeiro mandato de Ibaneis. “Ele é jovem e tem muita garra. Fez carreira lá e merecia”, afirma Gueiros.
Novos desafios
Recém-saído do cargo de secretário de Projetos Especiais do DF, o engenheiro Roberto Andrade deixou o governo sem embates. Ele foi homenageado, na última semana, com o título de Comendador da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros. Pernambucano, Andrade tem mais de 40 décadas de vida pública. Foi secretário municipal do Recife e estadual em várias pastas, além de ter ocupado cargos no Executivo Federal em diferentes governos. Apesar de a família estar em Recife, ele continuará atuando em Brasília.
Laboratório do DF
O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (sem partido) se reuniu ontem com o secretário de Projetos Especiais, Jorge Azevedo Filho, e com o subsecretário de Estruturação e Gestão de Projetos, Danilo Moura, para conversarem sobre a criação de um grupo técnico, com representantes da Secretaria de Saúde e da pasta para estudo sobre a implantação do laboratório farmacêutico do DF, como a Fiocruz. O modelo seria por meio de uma PPP.
Crianças tomam conta da Câmara
No encerramento da Semana Legislativa da Primeira Infância no DF, mais de 200 crianças, de escolas públicas do Paranoá, Recanto das Emas, do Sol Nascente e da passaram a tarde ontem na Câmara Legislativa, com muita brincadeira e guloseimas. Acompanhados de professores e monitores, eles se divertiram na Praça do Servidor, próximo ao plenário da Casa. De iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), autora de duas leis (federal e distrital) que instituem agosto como mês da Primeira Infância, a programação seguiu até o lançamento da Frente Parlamentar dedicada à defesa dessa faixa etária, que vai da gestação aos seis anos de vida. “Nesse período ocorrem importantes transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais que têm um impacto significativo no futuro da criança”, enfatizou a distrital. A partir de agora, a Semana da Primeira Infância faz parte do calendário institucional da Câmara Legislativa.
Distrital propõe medidas para evitar repasses abusivos dos aumentos de combustíveis
Projeto do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) veda o repasse imediato dos reajustes dos combustíveis aos consumidores, antes que o estoque adquirido com tarifa anterior chegue ao fim. A proposta também determina a divulgação em local visível da quantidade disponível nos reservatórios, para facilitar a fiscalização. Os infratores ficarão sujeitos a multas de até R$ 120 mil, além da suspensão do funcionamento do estabelecimento. De acordo com o parlamentar, a comercialização de combustível com repasse antecipado do reajuste aos consumidores é considerada prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.
Pedido de explicações
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acompanha com rigor o ritmo da reforma do Teatro Nacional, cuja conclusão é aguardada ansiosamente pelos moradores do Distrito Federal. A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) requisitou ontem à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa informações sobre o remanejamento orçamentário da reforma do teatro. De acordo com decreto desta semana serão cancelados R$ 6 milhões do orçamento da obra. O recurso foi transferido para a Secretaria de Planejamento e Orçamento do DF para custear despesas com serviços de vigilância. O Ministério Público quer saber a justificativa para o cancelamento de recursos e se a alteração compromete a execução da reforma do Teatro Nacional no cronograma planejado. A Secretaria de Cultura disse ao Correio que os recursos previstos para a obra não serão prejudicados.
Prêmio da ética
Anna Maria Maciel, viúva do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, foi uma das homenageadas na 6ª edição do Prêmio Marco Maciel – Ética e Transparência na Relação Público-Privada. Instituída em 2017, a premiação reconhece cases de sucesso e boas práticas no setor. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Relações Institucionais (Abrig). A festa foi realizada na última quarta-feira, no Panteão da Pátria. A Enap – Escola Nacional de Administração Pública foi uma das vencedoras da noite, na categoria organização pública.
Linhas de crédito em Washington
Na viagem a Washington, o governador Ibaneis Rocha esteve ontem com presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn. Ibaneis busca recursos para tecnologias de cobranças fiscais. Outro projeto é para investimentos na área de saneamento. O banco tem linhas de crédito nessas áreas.