Reprodução/ Instagram

Aliados da Professora Fátima

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital publicada em 16 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

O deputado distrital Max Maciel (PSol) gravou vídeo de apoio à candidatura da professora Fátima Souza à reitoria da UnB. O ex-deputado federal e ex-candidato à presidência da República Eduardo Jorge (PV-SP) também é um entusiasta do projeto da ex-diretora da Faculdade de Saúde. “Fico bem feliz de falar um pouco sobre a professora Fátima, uma pessoa que veio de um local muito belo, mas muito pobre do Nordeste — eu conheço a região e posso classificar como o sertão do sertão — para se tornar uma das personalidades mais importantes, mais empreendedoras na implantação e criação do Sistema Único de Saúde do Brasil, essa que é a maior reforma social advinda da redemocratização da constituinte de 88. Para vocês terem uma noção, a Fátima foi classificada com uma das duas ou três personalidades mães do Programa Saúde da Família”, disse Jorge, político que atua sob a bandeira da saúde.

Homenagem na Câmara

Em meio à pré-candidatura à presidência da OAB-DF, o advogado Cléber Lopes vai receber uma homenagem na Câmara Legislativa. Por iniciativa do presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), o criminalista receberá o título de cidadão honorário do Distrito Federal.

Estado de greve no GDF

Está mantido o estado de greve dos servidores da maior carreira de servidores públicos do GDF. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Representados pelo Sindireta, os integrantes da carreira de políticas públicas e gestão governamental marcaram nova assembleia para o dia 5 de setembro, quando podem decidir por uma paralisação dos serviços ou a manutenção do alerta. O presidente do sindicato, Ibrahim Yusef, destacou a necessidade de alcançar uma remuneração justa e condizente com a responsabilidade da carreira. A categoria quer um reajuste de 35% em três parcelas.

Creche atenderá mais de 100 crianças

Com inscrições previstas para o fim do ano, a creche da Universidade de Brasília (UnB) foi inaugurada ontem. A entrega do espaço emocionou a todos os envolvidos. “Honrada e agradecida com a realização desse sonho, sonhado por todos nós que nos empenhamos na concretização desse espaço diferenciado, mais que uma creche”, destacou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que apresentou emendas suficientes para custear toda a obra no valor de R$ 6,2 milhões, destinadas quando exercia mandato como deputada federal. “A inauguração desse espaço é um sonho realizado, pois enfrentamos muitos desafios. Lutamos pelas vagas destinadas à UnB, já que a creche é pública e possui critérios muito específicos”, completa Márcia Abrahão, reitora da UnB. Por considerar o projeto um dos mais importantes de seus mandatos até agora, Paula Belmonte levou os filhos para a inauguração.

Alta da UTI

O deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD) deixou a UTI e está no quarto no Hospital Brasília, em tratamento por conta de uma embolia pulmonar. Está melhorando e, em breve, retornará ao trabalho.

Socialização animal

Rogério Morro da Cruz incluiu, por meio de emenda,  ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), dispositivo que possibilita a criação de áreas específicas para a socialização de animais domésticos e seus tutores. Essas áreas deverão contar com infraestrutura adequada ao bem-estar animal e à saúde pública.

Novos destinos

O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, trabalha para abrir mais três ou quatro destinos de voos partindo de Brasília. “Agora nossa meta é abrir para a África e também para a Europa. Estamos trabalhando com a Embaixada da Itália e com o governo federal para poder trazer um voo direto da Itália para o Brasil”, afirmou o secretário, em entrevista ontem ao Podcast GDF de Ponto a Ponto, da Agência Brasília. Hoje, sete cidades estrangeiras têm voos diretos a partir do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Em outubro, será inaugurada a rota para Bogotá, na Colômbia e, em dezembro, para Cancún, no México.

Missa para Abadia: 80 anos

“Começaria tudo outra vez…” Assim, com um trecho da música do Gonzaguinha a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia se referiu à sua trajetória de vida. Ela celebrou 80 anos com uma missa no Santuário Dom Bosco, com a presença de amigos e familiares. Poucos políticos passaram por lá, como o ex-governador José Roberto Arruda, a deputada Paula Belmonte e o ex-presidente do Tribunal de Contas da União Valmir Campelo.