O controle nas visitas a presos da capital federal se tornará mais rígido. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário da SSP-DF (Sesipe) proibirá até a entrada de pessoas com smartwatches (relógios inteligentes), pois há a suspeita de que o equipamento seja usado para que detentos façam ligações telefônicas.
Na semana passada, a Sesipe encontrou R$ 1 mil com um preso após o encontro dele com um advogado. O fato traz preocupação porque há casos, como mostrou recentemente a operação que mirou integrantes do PCC no DF, em que profissionais do direito são usados como elos para os criminosos com o mundo exterior. Em 2019, foram mais de 79 mil visitas de advogados a detentos.
A Câmara Legislativa enviou ofício para o GDF pedindo a suspensão do aumento nas passagens do transporte público do DF. A decisão foi tomada ontem depois de reunião do presidente em exercício da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), com parlamentares da oposição. A ideia é que o reajuste seja sustado até que um grupo de trabalho da Câmara Legislativa, instituído ontem, apresente alternativas a partir de estudos técnicos.
Caso o governo não aceite a recomendação dos distritais, a oposição estuda acionar a Justiça para barrar o reajuste da tarifa. O Ministério Público de Contas (MPC-DF) também pediu explicações ao GDF ontem. Para a tarde de hoje, há manifestação marcada contra a mudança.
Será assinada hoje pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) a ordem de serviço para a construção do túnel que ligará Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), conforme adiantou a coluna na semana passada. A obra, que ficou embargada judicialmente por anos, deve desafogar o trânsito na área central da região administrativa e tem prazo estimado em dois anos para a conclusão. O investimento é de R$ 275 milhões.
A indicação do documentário Democracia em vertigem, de Petra Costa, ao Oscar criou uma guerra política nas redes sociais. O filme retrata o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e reforça a narrativa de golpe. Houve reação de partidos mais identificados com a direita e a centro-direita, como o PSDB.
A página oficial da sigla na rede social publicou o seguinte: “Parabéns à diretora Petra Costa pela indicação de melhor ficção e fantasia por Democracia em Vertigem”. O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) respondeu aos tucanos: “Grosseria desnecessária típica de fracassados”.
A Secretaria de Turismo e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas lançarão calendário de eventos para celebrar os 60 anos da capital. A intenção é divulgar e estimular o turismo no Distrito Federal com apoio da entidade. A chefe da pasta, Vanessa Mendonça, reuniu-se com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, para tratar do assunto.
“Ter o apoio da Abear, que contempla todas as companhias aéreas do Brasil, é uma grande conquista para nossa cidade. Teremos uma comemoração de alto nível e que vai ficar marcada na história, da forma como a capital merece”, destacou a secretária.
Ontem, representantes da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) fizeram a primeira reunião para tratar da privatização da estatal. No ano passado, foi firmado um contrato para que o BNDES acompanhasse todo o processo. A vontade do governador Ibaneis Rocha (MDB) é de que toda a tramitação seja concluída até abril deste ano.
“Entre na internet e veja como foi o último concurso público da Abin. Se você ver, é um concurso que não tem praticamente nada de matemática e está lá falando de governo estadunidense. Então, você, na seleção, já seleciona pessoas com viés de esquerda nos concursos, como é o Enem”
Abraham Weintraub, ministro da Educação
“Realmente, a direita brasileira deve ir muito mal, especialmente nas provas de direito constitucional, porque desrespeita direitos fundamentais o tempo todo, além de ter vocação para golpes e ditaduras. Eles não entenderam nada da Constituição Federal de 1988!”
Fábio Felix (PSol), deputado distrital
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…