Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Investigada pela suposta participação em esquema de venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a advogada Caroline Azeredo foi afastada da advocacia pelo período de 90 dias pelo Tribunal de Ética da OAB-DF. A denúncia foi feita pelo ex-marido de Caroline, o advogado e procurador do DF Rodrigo Alencastro. A história começou quando Alencastro registrou uma ocorrência policial contra Caroline. A advogada sustenta que tudo não passa de vingança do ex-companheiro pela separação.
Dia especial
Giovanna Sabo Paes, filha do procurador dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, emocionou o pai nesta semana. Ela recebeu a carteira da OAB-DF das mãos da secretária-geral, Roberta Queiroz, que foi aluna de Sabo e hoje concorre à vice-presidente da OAB-DF na chapa encabeçada pelo advogado Paulo Maurício Siqueira, o Poli. “Não sei dizer quais os caminhos que tomará a Giovanna, se permanecerá sendo advogada ou se irá para o Ministério Público ou mesmo para a magistratura. Não importa, o que importa é que ela seja feliz e se realize profissionalmente, ajudando pessoas, transformando realidades, conciliando interesses e sempre lutando pela justiça e pela paz”, registrou Sabo.
O voto dos indecisos
A candidata Karolyne Guimarães, a Karol, diz que ainda há muitos indecisos na disputa pela presidência da OAB-DF. Ela tem uma convicção de que esses votos não declarados são dela. Será?
Confronto
O debate dos candidatos à OAB-DF na Câmara Legislativa pegou fogo na noite de sexta-feira. Promovido por iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União), o confronto, na reta final da campanha, foi um embate direto entre todos os candidatos. As advogadas Karolyne Guimarães e Cristiane Damasceno se enfrentaram e todos atacaram o nome da situação, Paulo Maurício Siqueira, o Poli. Cris também desafiou o advogado Everardo Gueiros, o Vevé, a registrar em cartório que não será candidato a cargos eletivos em 2026. Cleber Lopes e Poli também travaram debates, uma vez que, segundo as pesquisas, os dois lideram as pesquisas até o momento.
Ouvidor-Geral da OAB/DF renuncia ao cargo para apoiar Cleber Lopes
Na reta final das eleições para a presidência da OAB/DF, o ouvidor-geral da Ordem na gestão atual, Samuel Suaid (D), anunciou sua renúncia ao cargo e declarou apoio ao candidato da oposição, Cleber Lopes. Samuel justificou que seu apoio a Cleber Lopes se baseia na visão de renovação e compromisso com uma advocacia que reivindica mudanças profundas na instituição. “Como na vida, na política a gente muda de ideia e após muita reflexão, muitas ponderações, resolvi mudar de ideia e apoiar meu amigo, candidato Cleber Lopes. Visualizei que a gestão dele dará mais voz à advocacia”, afirmou.
Lição
Esta é para todos ficarem espertos: uma brasileira comprou na loja da Apple em Georgetown, em Washington, um iPhone 16 e deixou para configurar o telefone no hotel. Chegando lá, ao abrir a caixa, uma surpresa: dentro havia um iPhone 6, com uma chave e uma moeda dentro — talvez para equilibrar o peso. Ela correu para a loja e mostrou ao gerente. Era um golpe e felizmente o produto foi trocado. Lição: sempre abra e teste o iPhone na loja. Nunca se sabe de onde pode partir uma fraude.