Fechada para o público há dois anos, a Torre de TV digital vai demorar um pouco mais para ser reaberta para visitação. Em reunião com o presidente da Terracap, Alexandre Navarro, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) adiou para o fim de setembro o acesso. A previsão anterior era reabrir no mês passado.
De acordo com Navarro, as obras devem continuar na flor do cerrado, como é conhecida a obra do eterno arquiteto, até o fim de janeiro de 2016. “Definiu-se para setembro a reabertura ao público. Mas ainda devemos instalar o tanque de combustível, fechar o shaft (tubo que leva os cabos para as televisões) e recuperar o sistema de esgoto a vácuo. O prazo ficou definido para o fim de janeiro”, disse.
Inaugurada com pompa em 2012, a Torre Digital ficou pouco tempo aberta ao público. Apesar de ter custado R$ 76,2 milhões em uma obra iniciada com previsão de orçamento de R$ 64 milhões, uma série de irregularidades levou ao fechamento da estrutura. O Núcleo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCDF fez inspeção em 2014 e constatou: falta de sinalização adequada em sala com risco de morte, inundação na casa de bombas do sistema de hidrantes, sistema de alarme de incêndio desligado por falta de sensores, que foram furtados, vidros rachados nas cúpulas, trincas em paredes do subsolo e rachaduras no piso da laje da cobertura, onde está apoiada e instalada a torre metálica de transmissão de sinais digitais.