Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para apurar a participação do governador Ibaneis Rocha (MDB) nas tratativas envolvendo o BRB e o Banco Master.
A medida atende a Notícia de Fato protocolada, na semana passada, por cinco partidos de oposição no DF: PT, Rede, PDT, PCdoB e PV. O caso está sob a relatoria da ministra Isabel Gallotti, que atua na Corte Especial do STJ.
O pedido deve ser encaminhado à Procuradoria-geral da República para avaliação sobre possível abertura de investigação relacionada a Ibaneis.
Se houver instauração de inquérito, o STJ deverá acompanhar as medidas, já que este é o foro competente para processar e julgar governadores. “(As representações da oposição) serão remetidas à Procuradoria e, como não tenho nenhum envolvimento, devem ser arquivadas”, afirmou Ibaneis ao Correio.
Na petição, os partidos sustentam que, desde 2024, o BRB passou a manter relações comerciais com o Banco Master, que posteriormente foi liquidado por decisão do Banco Central em novembro de 2025. Inicialmente, a relação comercial era com investimentos do BRB em fundos e carteiras administradas pelo Master.
Essas operações, segundo a petição, podem ter provocado um prejuízo ao BRB — que ainda está em apuração.
Em seguida, o BRB iniciou tratativas para a compra de 49% das ações ordinárias do Master. Segundo a representação da oposição, o governador Ibaneis se envolveu diretamente no negócio ao defendê-lo publicamente e ao enviar à Câmara Legislativa projeto de lei que autorizava a medida, posteriormente vetada pelo Banco Central.
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O presidente do Iphan, Leandro Grass, se submeteu no fim de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Quatro dos oito deputados federais da bancada do DF assinaram o…