Com apoio de Filippelli, Joe e Wellington discutem aliança pela Presidência da Câmara Legislativa contra Rollemberg

Compartilhe

Uma reunião de grupos políticos aliados do governador Rodrigo Rollemberg e da oposição pode construir um nome para a Presidência da Câmara Legislativa.

A ideia é de união para eleger Joe Valle (PDT) ou Wellington Luiz (PMDB) para o comando do Legislativo.

O assunto foi discutido nesta noite (06/12), no Cota Mil Iate Clube, com a presença do presidente regional do PMDB, Tadeu Filippelli, assessor especial do presidente Michel Temer. O presidente regional do PDT, Georges Michel, também participou da reunião. Ou seja, uma possível aliança entre os dois distritais contará com o aval de seus respectivos partidos.

A presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), é uma das articuladoras da aliança.

A eleição de Joe ou de Wellington seria uma derrota para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que apóia a candidatura de Agaciel Maia (PR).

Pelos cálculos do grupo que se forma, 14 dos 24 deputados devem se alinhar ao projeto.

Da base de Rollemberg, quatro distritais estiveram nesta noite no Cota Mil: Reginaldo Veras (PDT), Cláudio Abrantes (Rede), Professor Israel Batista (PV), além de Joe.

Da bancada do PT, participou Ricardo Vale. Entre os integrantes do grupo de Celina, além da deputada, participaram Raimundo Ribeiro (PPS) e Cristiano Araújo (PSD).

O grupo deve marcar uma nova reunião até o fim de semana para discutir se o candidato será Joe ou Wellington.

A eleição da nova Mesa Diretora ocorrerá em 15 de dezembro. O novo presidente vai comandar a Câmara nos próximos dois anos.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: câmara legislativa Georges Michel joe valle Presidência. Câmara Legislativa Tadeu Filippelli wellington luiz

Posts recentes

  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

4 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

7 dias atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

7 dias atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

7 dias atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

1 semana atrás