Coluna Eixo Capital publicada em 27 de setembro de 2024, por Pablo Giovanni
Uma pesquisa encomendada pela coluna, em parceria com o aplicativo de viagens Moovit, revela que 41,5% dos usuários do transporte público do Distrito Federal avaliam positivamente o fim do pagamento em dinheiro nos ônibus. Entre os entrevistados, 27,3% consideram a medida negativa, 22,5% se dizem indiferentes, e 8,7% afirmam que precisam se adaptar. A pesquisa ouviu 789 pessoas, de 9 a 13 de setembro.
Os entrevistados também apontaram a principal dificuldade enfrentada no uso do transporte público na capital federal. Superlotação lidera as queixas, com 43,8%, seguida por atrasos (24,5%) e a falta de linhas que atendam suas rotas (24,6%). A maioria (77,4%) defende o aumento da frota em circulação, enquanto 17,9% pedem a melhoria na pontualidade.
“Hoje, o percentual de dinheiro nos ônibus é inferior a 14%. Nas 262 linhas que que aderem à nova forma de pagamento, o índice é de apenas 1%. Há ainda uma pequena parcela que insiste em pagar em espécie, e os cobradores são orientados a não criar obstáculos. Entendemos que este é um momento de adaptação e estamos observando como os usuários se relacionam com o digital, que é muito mais seguro e ágil”, explicou o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, à coluna.
O secretário ainda pontuou que o Executivo local trabalha para melhorar a oferta de linhas e horários para atender a demanda da população. “Estamos revisando o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e um dos itens da revisão é entender por onde as pessoas se deslocam. A retirada do dinheiro a bordo, a ampliação dos meios de pagamento e a renovação da frota dos últimos ônibus ajuda na projeção de até o final do ano termos uma frota com idade média inferior a três anos”, salientou o chefe da Semob.
Queixas
Entre as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, Ceilândia se destaca com 10,7% das reclamações sobre a falta de opções de transporte público, seguida por Taguatinga (9,9%), Samambaia (9%) e o Plano Piloto (9%).
Os usuários também avaliaram a limpeza e a manutenção dos ônibus e do metrô. Para 42%, esses aspectos são regulares, 24,2% consideram bons e 18,9%, ruins. Apesar disso, 59,1% dos entrevistados não recomendariam o transporte público do DF, enquanto 40,9% fariam a indicação.
“A opinião de quem utiliza ônibus e metrô no Distrito Federal é fundamental para que o poder público e todo o sistema de transporte entendam as necessidades dos cidadãos. Esta pesquisa traduz essas percepções em números. O desafio do transporte público é enorme em todo o Brasil, e superar esses obstáculos exige um esforço coletivo”, afirmou Marcelo Tavela, gerente de comunicação do Moovit no Brasil.
Posse da nova corregedora eleitoral do TSE
O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Sérgio Rocha, acompanhado dos desembargadores eleitorais Renato Coelho e Fabrício Bezerra, esteve presente na posse da ministra Isabel Galotti como corregedora-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A ministra Galotti personifica a vocação jurídica, expressa em decisões firmes, técnicas e inovadoras, sempre voltadas à Justiça. Seu trabalho é amplamente reconhecido pela comunidade jurídica, e sua liderança agregadora trará tranquilidade e segurança ao processo eleitoral que se aproxima. O TSE está em excelentes mãos, com duas mulheres preparadas e empoderadas, refletindo a modernidade na administração da Justiça Eleitoral”, destacou Sérgio Rocha à coluna.
Homônimo?
Em uma tentativa de intimar Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, em um processo movido pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) por danos morais, a Justiça do Distrito Federal tentou localizá-lo em um endereço em Samambaia Sul.
O episódio ocorreu no início do mês, quando um entregador dos Correios informou à Justiça que, ao chegar no endereço, não encontrou Marçal. A pessoa que atendeu o entregador afirmou desconhecer o ex-coach, motivo pelo qual o documento não foi entregue, sendo registrado como “destinatário desconhecido”. No entanto, a intimação foi concluída no dia seguinte, com o envio do documento ao endereço correto, em Barueri (SP), onde Marçal possui uma empresa. O processo foi movido após Marçal acusar Kataguiri de receber dinheiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).
7º Seminário Jurídico de Seguros no STJ
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará, no dia 27 de outubro, a 7ª edição do Seminário Jurídico de Seguros. O evento reunirá nomes importantes do cenário jurídico nacional, como os ministros Luis Felipe Salomão, vice-presidente do STJ, e Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça.
Promovido pela Revista Justiça & Cidadania, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o seminário debaterá temas como o combate a fraudes na saúde suplementar, desafios regulatórios do setor e a relação entre seguros, infraestrutura e meio ambiente. Destaque será dado à revisão do Código Civil em relação aos contratos de seguro, tema de grande impacto jurídico e político.
Samer Agi declara apoio a Paulo Poli na corrida a OAB-DF
O advogado e professor Samer Agi declarou ontem apoio à pré-candidatura de Paulo Maurício, conhecido como Poli, à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Roberta Queiroz deve compor a chapa como vice-presidente.
O encontro ocorreu no escritório de Samer Agi, em Brasília, e também contou com o apoio de seu sócio, Jaylton Lopes Júnior, que deverá integrar o grupo como conselheiro na campanha.
Cidadão de Brasília
O cantor Gusttavo Lima, investigado pelo Ministério Público por suspeita na venda de um avião a uma empresa de apostas sob investigação, foi nomeado cidadão honorário de Brasília em dezembro de 2020. Apesar de a outorga ter sido publicada no Diário Oficial da Câmara Legislativa (CLDF), ainda não há previsão para a realização da sessão solene de entrega da honraria.
O título foi concedido por iniciativa do deputado Hermeto (MDB), com pareceres favoráveis de todas as comissões da Casa. Na época, a homenagem foi justificada pela contribuição do cantor, que iniciou sua carreira em Brasília, e por suas ações solidárias durante a pandemia, arrecadando toneladas de donativos em suas lives.
Combate aos crimes cibernéticos
A Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Civil (PCDF) firmam hoje um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de compartilhar tecnologias para combater crimes cibernéticos na capital federal.
A parceria visa coibir a disseminação de material de abuso sexual infantil e fraudes bancárias on-line, oferecendo tecnologia avançada para enfrentar esses crimes.