41,5% dos usuários do transporte público aprovam fim do pagamento em dinheiro nos ônibus

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital publicada em 27 de setembro de 2024, por Pablo Giovanni

Uma pesquisa encomendada pela coluna, em parceria com o aplicativo de viagens Moovit, revela que 41,5% dos usuários do transporte público do Distrito Federal avaliam positivamente o fim do pagamento em dinheiro nos ônibus. Entre os entrevistados, 27,3% consideram a medida negativa, 22,5% se dizem indiferentes, e 8,7% afirmam que precisam se adaptar. A pesquisa ouviu 789 pessoas, de 9 a 13 de setembro.

Os entrevistados também apontaram a principal dificuldade enfrentada no uso do transporte público na capital federal. Superlotação lidera as queixas, com 43,8%, seguida por atrasos (24,5%) e a falta de linhas que atendam suas rotas (24,6%). A maioria (77,4%) defende o aumento da frota em circulação, enquanto 17,9% pedem a melhoria na pontualidade.

“Hoje, o percentual de dinheiro nos ônibus é inferior a 14%. Nas 262 linhas que que aderem à nova forma de pagamento, o índice é de apenas 1%. Há ainda uma pequena parcela que insiste em pagar em espécie, e os cobradores são orientados a não criar obstáculos. Entendemos que este é um momento de adaptação e estamos observando como os usuários se relacionam com o digital, que é muito mais seguro e ágil”, explicou o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, à coluna.

O secretário ainda pontuou que o Executivo local trabalha para melhorar a oferta de linhas e horários para atender a demanda da população. “Estamos revisando o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e um dos itens da revisão é entender por onde as pessoas se deslocam. A retirada do dinheiro a bordo, a ampliação dos meios de pagamento e a renovação da frota dos últimos ônibus ajuda na projeção de até o final do ano termos uma frota com idade média inferior a três anos”, salientou o chefe da Semob.

Queixas

Entre as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, Ceilândia se destaca com 10,7% das reclamações sobre a falta de opções de transporte público, seguida por Taguatinga (9,9%), Samambaia (9%) e o Plano Piloto (9%).

Os usuários também avaliaram a limpeza e a manutenção dos ônibus e do metrô. Para 42%, esses aspectos são regulares, 24,2% consideram bons e 18,9%, ruins. Apesar disso, 59,1% dos entrevistados não recomendariam o transporte público do DF, enquanto 40,9% fariam a indicação.

“A opinião de quem utiliza ônibus e metrô no Distrito Federal é fundamental para que o poder público e todo o sistema de transporte entendam as necessidades dos cidadãos. Esta pesquisa traduz essas percepções em números. O desafio do transporte público é enorme em todo o Brasil, e superar esses obstáculos exige um esforço coletivo”, afirmou Marcelo Tavela, gerente de comunicação do Moovit no Brasil.

Posse da nova corregedora eleitoral do TSE

O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Sérgio Rocha, acompanhado dos desembargadores eleitorais Renato Coelho e Fabrício Bezerra, esteve presente na posse da ministra Isabel Galotti como corregedora-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A ministra Galotti personifica a vocação jurídica, expressa em decisões firmes, técnicas e inovadoras, sempre voltadas à Justiça. Seu trabalho é amplamente reconhecido pela comunidade jurídica, e sua liderança agregadora trará tranquilidade e segurança ao processo eleitoral que se aproxima. O TSE está em excelentes mãos, com duas mulheres preparadas e empoderadas, refletindo a modernidade na administração da Justiça Eleitoral”, destacou Sérgio Rocha à coluna.

Homônimo?

Em uma tentativa de intimar Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, em um processo movido pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) por danos morais, a Justiça do Distrito Federal tentou localizá-lo em um endereço em Samambaia Sul.

O episódio ocorreu no início do mês, quando um entregador dos Correios informou à Justiça que, ao chegar no endereço, não encontrou Marçal. A pessoa que atendeu o entregador afirmou desconhecer o ex-coach, motivo pelo qual o documento não foi entregue, sendo registrado como “destinatário desconhecido”. No entanto, a intimação foi concluída no dia seguinte, com o envio do documento ao endereço correto, em Barueri (SP), onde Marçal possui uma empresa. O processo foi movido após Marçal acusar Kataguiri de receber dinheiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).

7º Seminário Jurídico de Seguros no STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará, no dia 27 de outubro, a 7ª edição do Seminário Jurídico de Seguros. O evento reunirá nomes importantes do cenário jurídico nacional, como os ministros Luis Felipe Salomão, vice-presidente do STJ, e Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça.

Promovido pela Revista Justiça & Cidadania, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o seminário debaterá temas como o combate a fraudes na saúde suplementar, desafios regulatórios do setor e a relação entre seguros, infraestrutura e meio ambiente. Destaque será dado à revisão do Código Civil em relação aos contratos de seguro, tema de grande impacto jurídico e político.

Samer Agi declara apoio a Paulo Poli na corrida a OAB-DF

O advogado e professor Samer Agi declarou ontem apoio à pré-candidatura de Paulo Maurício, conhecido como Poli, à presidência da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Roberta Queiroz deve compor a chapa como vice-presidente.

O encontro ocorreu no escritório de Samer Agi, em Brasília, e também contou com o apoio de seu sócio, Jaylton Lopes Júnior, que deverá integrar o grupo como conselheiro na campanha.

Cidadão de Brasília

O cantor Gusttavo Lima, investigado pelo Ministério Público por suspeita na venda de um avião a uma empresa de apostas sob investigação, foi nomeado cidadão honorário de Brasília em dezembro de 2020. Apesar de a outorga ter sido publicada no Diário Oficial da Câmara Legislativa (CLDF), ainda não há previsão para a realização da sessão solene de entrega da honraria.

O título foi concedido por iniciativa do deputado Hermeto (MDB), com pareceres favoráveis de todas as comissões da Casa. Na época, a homenagem foi justificada pela contribuição do cantor, que iniciou sua carreira em Brasília, e por suas ações solidárias durante a pandemia, arrecadando toneladas de donativos em suas lives.

Combate aos crimes cibernéticos

A Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Civil (PCDF) firmam hoje um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de compartilhar tecnologias para combater crimes cibernéticos na capital federal.

A parceria visa coibir a disseminação de material de abuso sexual infantil e fraudes bancárias on-line, oferecendo tecnologia avançada para enfrentar esses crimes.