Ney Ferraz, Celina Leão e Gustavo Rocha. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ney Ferraz, Celina Leão e Gustavo Rocha. Foto: Reprodução/Redes Sociais Ney Ferraz, Celina Leão e Gustavo Rocha. Foto: Reprodução/Redes Sociais Ney Ferraz, Celina Leão e Gustavo Rocha. Foto: Reprodução/Redes Sociais

“2026 está chegando”

Publicado em CB.Poder

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Uma foto postada no Instagram pelo secretário de Economia, Ney Ferraz, despertou especulações no meio político. Ferraz escreveu: “2026 está chegando”. Na foto, aparecem ele, a vice-governadora Celina Leão (PP) e o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. A aposta é de que um dos dois pode ser o vice na chapa de Celina na disputa ao Palácio do Buriti.

Testemunha

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi arrolado como testemunha da acusação na denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre a trama golpista.

Fritura

O velho hábito de fritar antes de demitir parece ter chegado à ministra da Saúde, Nísia Trindade. Aliada fiel do presidente Lula, ela deve deixar o governo magoada, mesmo tendo a capacidade de compreender que esse é o jogo político.

Sistema de saúde dividido

O mesmo ocorreu no DF com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Ela era respeitada por integrantes da oposição e dos órgãos de fiscalização. Mas teve dificuldades de se ajustar no modelo atual em que a gestão da saúde está dividida entre as unidades sob administração da Secretaria de Saúde e as vinculadas ao Iges-DF. Talvez o novo secretário, Juracy Lacerda, ex-presidente do Iges-DF e novo secretário de Saúde, tenha autoridade para tocar todo o sistema.

Um gestor político

O novo presidente do Iges-DF, Cleber Monteiro, tem traquejo politico. Delegado aposentado da Polícia Civil, ele foi diretor-geral da corporação no governo Arruda e sempre teve uma vinculação com os ex-deputados Alírio Neto e Raimundo Ribeiro. É um interlocutor da política no comando da gestão do Hospital de Base e das Upas.

Ato de apoio às cozinhas solidárias

Convidados pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP), parlamentares de esquerda e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, almoçaram, na última quarta-feira (19), na Cozinha Solidária do Sol Nascente. A unidade atende, em média, 150 famílias por dia, de forma gratuita, das segundas às sextas-feiras, e recebe alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. O encontro se deu em apoio ao programa, alvo da oposição no Congresso Nacional, que colhe assinaturas para instalar uma CPI para apurar supostas irregularidades. A deputada federal Érika Kokay (PT) e o distrital Max Maciel (PSOL) participaram da manifestação.

Livro sobre crédito e pequenos negócios será lançado

O livro Reflexões sobre crédito & pequenos negócios, de autoria do atual gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Valdir Oliveira, será lançado nesta terça-feira (25). Em sua primeira obra, Valdir discorre sobre o cenário e políticas públicas sobre crédito para os pequenos negócios e a força desse segmento para o desenvolvimento econômico do país. Valdir começou a se envolver com a pauta crédito quando ainda trabalhava no Banco do Brasil. Ele também foi superintendente do Sebrae/DF por mais de 10 anos e secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal entre 2017 e 2018. O lançamento do livro será no BSB Grill, da 304 Norte, a partir das 18h.

Mandou bem

O ministro Alexandre de Moraes, relator da denúncia sobre a trama golpista no STF, levantou o sigilo da delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro Mauro Cid.

Mandou mal

Segundo conclusão da PGR, Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas participaram em uma trama golpista para manter o poder e atropelar a vontade das urnas que elegeram o Lula presidente da República.

Só Papos

“As pessoas que ficam querendo antecipar uma discussão sobre anistia estão acusando. Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime. Ele deveria estar falando ‘vou provar minha inocência'”

Presidente Lula em entrevista à Rádio Tupi

“Toda vez que Lula está nas cordas (sem picanha, sem cervejinha, sem chicória, sem café, sem ovos, monitoramento do Pix, escândalos com ministros,
gastos estratosféricos sem responsabilidade e o povo pagando aumentos exorbitantes de impostos sem o mínimo retorno), coincidentemente muitas coisas acontecem, sempre mirando o outro lado”

Ex-presidente Jair Bolsonaro

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O STJ disponibilizou, na última quinta-feira (20), a página do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc/STJ) – unidade responsável pelas conciliações, mediações e outras formas de solução consensual de conflitos no âmbito do tribunal. A proposta é de que seja um canal facilitador para qualquer pessoa que seja parte ou interessada em um processo que tramita na corte. O envio do caso ao Cejusc/STJ é feito pelo ministro relator do processo, desde que haja a concordância das partes.