Por Ana Maria Campos – O presidente Lula apontou, em artigo publicado no fim de semana no Correio, algumas das realizações de sua gestão previstas para o Distrito Federal. O programa Bolsa-Família voltou e mais de 21 milhões de famílias já receberam os novos benefícios. Na capital, 172 mil famílias foram pagas em março e 71 mil delas tiveram o adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos. Na área da saúde, o governo Lula recriou o Mais Médicos. “Já abrimos 15 mil vagas para profissionais que atuarão nos municípios mais necessitados. No DF, serão 52 profissionais”, afirmou o presidente. O governo também retomou obras paralisadas, entre as quais 10 em creches e escolas públicas, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação). O número ainda é tímido diante das 14 mil obras retomadas no país.
Entre desembargadores, há uma avaliação de que procuradores têm mais chance de chegar na lista tríplice para a vaga de desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) no quinto constitucional do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) do que promotores.
Mas entre os seis concorrentes, há dois procuradores e quatro promotores.
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres incluiu na sua defesa o trabalho do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Edson Smaniotto (foto) professor e especialista em direito penal. O magistrado se une ao ex-chefe da Casa Civil do GDF Eumar Novacki, que está advogando para Torrres.
Em pesquisa divulgada pela Codeplan, o setor da economia criativa é responsável por ocupar 4% da população em empregos formais no Distrito Federal. O DF é a terceira unidade da federação que mais emprega na área, perdendo apenas para Amazonas e São Paulo. Só na área cultural são quase nove mil agentes criativos atuando no DF, de acordo com a pequisa Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal. Com o objetivo de impulsionar ainda mais esse setor no DF, o gabinete do deputado distrital Max Maciel (PSol) promove o Seminário de Facilitação de Processos de Cultura.
Em entrevista à Rede TV, o ex-ministro José Dirceu mostrou que está ligado no governo federal e defendeu um projeto de poder de 12 anos. Já fala na reeleição do presidente Lula.
O ministro-chefe das Relações institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável intelectual, moral e espiritual dos atos golpistas de 8 de janeiro. E defendeu penas
duras para quem participou das invasões dos prédios da Praça dos Três Podere s.
O presidente Lula deu o exemplo: disse que vai cobrar passaporte da vacina de covid-19 para visitantes e funcionários do Palácio do Planalto. O ex-presidente Jair Bolsonaro não vai poder entrar.
O novo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, é do PT. Ex-deputado federal, ele foi candidato ao governo de Santa Catarina em 2022 e tem relação pessoal
com o presidente Lula.
No momento em que a rede pública do Distrito Federal vive uma crise com a falta de vagas pediátricas, uma boa notícia. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) entregará em breve uma ampliação com mais de 80 consultórios, 20 leitos de UTI e 40 enfermarias. As obras, em fase final, contaram com emenda de R$ 10 milhões da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…