IMG_4484

BRB cancela assembleia de acionistas que elegeria presidente de conselho

Publicado em Coluna Capital S/A

Balanço do exercício de 2025 terá de ser aprovado em abril

Por SAMANTA SALLUM

A Assembleia Geral Extraordinária que tinha sido convocada oficialmente pelo BRB para ocorrer ontem, 19 de fevereiro, foi cancelada pelo banco.  A pauta da reunião era a eleição do novo presidente do Conselho Administrativo. A mudança de rota aponta que a tendência é que a atual composição do conselho siga até abril, quando termina o mandato dos integrantes e coincide com a análise do balanço do BRB referente ao exercício de 2025. O que será uma situação no mínimo complicada, tensa e complexa diante das denuncias de gestão fraudulenta do banco, que está envolvido no escândalo das operações do Master.

A indicação do nome para presidir o Conselho Administrativo vem do investidor controlador, no caso o Governo do Distrito Federal. Num acordo de cavalheiros entre o governador Ibaneis Rocha e o novo presidente do BRB, Nelson de Souza, a escolha teve o apoio prévio do atual comando do banco. E foi o de Edison Garcia, atual presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB). Ele foi oficialmente indicado e ja foi nomeado como conselheiro. No entanto, não foi empossado ainda e nem foi eleito presidente do colegiado como programado antes.

Muitas mudanças vem ocorrendo no 1o escalão do BRB. Diante da recusa de Marcelo Talarico de sair da presidência do colegiado, o presidente do banco, Nelson de Souza, se viu obrigado a convocar uma assembleia extraordinária dos acionistas para destituí-lo. Bem ao estilo “se não sai por bem, sairá por mal.” Mas Talarico acabou renunciando para evitar mais desgastes. Ele era homem de confiança do ex-presidente do BRB , Paulo Henrique Costa.

Outra baixa foi de Luana de Andrade Ribeiro, destituída da função de Diretora Executiva de Controles e Riscos. E a mais recente foi de Jacques Veloso que renunciou ao cargo de diretor jurídico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*