IMG_3322

GDF sinaliza socorro financeiro ao BRB

Publicado em Coluna Capital S/A

Por SAMANTA SALLUM 

Em meio às apurações de possível prejuízo em consequência de operações com o Banco Master, o BRB informou à Capital S/A que “tem pronto um plano de capital”. E que, entre as opções de emergência, prevê aporte direto de recursos do controlador da instituição, no caso, o Governo do Distrito Federal. O BRB afirmou que o Palácio do Buriti já “sinalizou com essa possibilidade”.

O Banco de Brasília acrescentou que há outros instrumentos também que possibilitam a recomposição do capital do banco.

Possíveis prejuízos em função da compra de carteiras do Banco Master ainda estão em apuração pelo Banco Central e pela auditoria independente da Machado e Meyer com suporte técnico da Kroll.  Mas o BRB reforça que “permanece sólido, operando normalmente e assegurando todos os serviços financeiros, incluindo crédito, investimentos e atendimento em canais digitais e presenciais”.

Patrimônio líquido (PL) do BRB
 R$ 4,5 bilhões

Patrimônio de referência (PR)
R$ 6,5 bilhões

Credor do Master

O BRB destacou, ainda, que é credor na liquidação extrajudicial do Banco Master e que aprimorou controles internos, mantendo suas carteiras dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores e de controle.

Polêmica sobre orçamento

A informação de que o GDF sinalizou possível aporte financeiro no BRB vem dias depois de o governador do DF, Ibaneis Rocha, ter declarado que o governo local enfrenta dificuldade de caixa por queda na expectativa de arrecadação tributária. A declaração gerou polêmica com o sindicato dos auditores fiscais do DF, que apresentou um balanço de 2025 apontando aumento de arrecadação. Ibaneis disse que seria necessário um “aperto nas contas do governo”.

Nos bastidores, as medidas de controle de gastos no GDF estariam relacionadas à preocupação do governo com essa possível necessidade emergencial de socorrer o BRB.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h, no JL ao vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*