Edison Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasília – CEB Holding, foi indicado pelo GDF para assumir a presidência do colegiado no lugar de Marcelo Talarico
Por SAMANTA SALLUM
O BRB – Banco de Brasília S.A soltou, na noite de hoje, aviso aos acionistas e ao mercado em geral sobre a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para o dia 05 de fevereiro de 2026, às 10h. Na pauta, a destituição de dois membros do Conselho Administrativo. No dia 19 de fevereiro, ocorrerá outra assembleia para eleger os substitutos. O comunicado foi assinado pelo presidente do banco, Nelson de Souza (foto).
O BRB informou ainda que recebeu oficialmente da governadora em exercício, Celina Leão, as indicações para a nova composição do Conselho. O banco está repassando aos investidores os nomes e os currículos dos indicados.
O acionista controlador, no caso o GDF, fez as seguintes indicações: Edison Garcia (foto) para a presidência do Conselho no lugar de Marcelo Talarico, que se negou a renunciar ao mandato.
Edison Garcia está se confirmando como um executivo de missões espinhosas. Ele fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e presidiu a Comissão de Auditoria Estatutária da empresa. Garcia é presidente da CEB Holding desde 2019. Vale lembrar que ele conduziu todo o processo de leilão da CEB Distribuidora, que rendeu altíssimos dividendos para a empresa e para o GDF.
Joaquim Lima de Oliveira foi indicado em substituição a Luis Fernando de Lara Resende; e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré para ocupar uma cadeira que já estava vaga.
“A Companhia seguirá o rito de governança aplicável. As posses ocorrerão tão logo sejam concluídos os trâmites previstos”, afirmou o BRB em comunicado assinado pelo presidente do banco Nelson de Souza e pelo gerente de Relações com Investidores, Iure Cavalcante.
Perfil dos indicados
– Edison Garcia é Presidente da Companhia Energética Brasília – Possui experiência no mercado de capitais e no setor público, com atuação destacada na Comissão de Comissão de Valores Mobiliários – CVM, na Associação de Investidores no Mercado de Capitais – AMEC, na Advocacia-Geral da União e no INSS.
– Joaquim Lima de Oliveira possui experiência nos setores público e financeiro, tendo exercido cargos de alta administração na Caixa Econômica Federal, incluindo Diretor, Vice-Presidente e Presidente Interino, bem como funções de liderança no Governo Federal.
– Sérgio Ricardo Miranda Nazaré é economista, Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB),e Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Possui experiência acadêmica e executiva no sistema financeiro, tendo atuado no Banco do Brasil entre 2005 e 2012.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h, no JL ao vivo.
Por SAMANTA SALLUM Em meio às apurações de possível prejuízo em consequência de operações com…
Por SAMANTA SALLUM Diversas entidades de fomento ao setor produtivo nacional celebraram as duas premiações…
Governador alega que houve queda na arrecadação de ICMS e ISS. Associação dos Auditores Fiscais…
Por SAMANTA SALLUM A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e a…
Terminais e companhias aéreas são avaliadas anualmente pela Cirium, empresa global de análise da dados…
Por SAMANTA SALLUM Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do…