Por SAMANTA SALLUM
Com o encerramento das festas de fim de ano, o comércio do Distrito Federal inicia um período tradicionalmente movimentado, marcado pela troca de presentes e pelas liquidações de início de ano. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-DF indica que a maior parte dos lojistas pretende aproveitar esse momento para ajustar estoques e atrair consumidores logo nas primeiras semanas de 2026.
Queima de estoque
De acordo com a pesquisa, 51,5% dos empresários afirmam que pretendem realizar queima de estoque após o Natal. Entre os que apostam em promoções, a concentração ocorre em janeiro: 49,1% devem iniciar as liquidações já na primeira quinzena do mês, e outros 41,1%, na segunda quinzena.
Índice de descontos
Em relação aos descontos, a pesquisa mostra que a maioria dos lojistas pretende adotar reduções moderadas. Do total, 43,9% indicam descontos de até 40%, enquanto 37,1% devem trabalhar com abatimentos de até 20%. Já 13,3% planejam descontos de até 60%, e 5,7% admitem reduzir os preços em mais de 60%, dependendo do produto e da necessidade de renovação do estoque.
Mês estratégico para lojistas
“Janeiro é um mês estratégico para o varejo. Além das trocas, muitos consumidores aguardam esse momento para aproveitar preços mais atrativos. As promoções ajudam o lojista a reorganizar o estoque e estimulam o retorno do cliente ao comércio”, aponta o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h, no JL ao vivo.

