Coluna Capital S/A de 9 de dezembro
Por SAMANTA SALLUM
O comércio do DF espera movimentar R$ 981 milhões nas vendas natalinas, montante 1,1% inferior ao do ano passado (R$ 992 milhões). Embora a maior parte dos comerciantes projete aumento nas vendas, alguns indicadores importantes recuaram, como o ticket médio e a intenção de compra dos consumidores. Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta que a expectativa dos lojistas e consumidores com o Natal deste ano está, com esse cenário, ligeiramente abaixo da observada em 2024.
Redução de 12% no gasto médio
A percepção sobre o ticket médio do lojista revela cautela. A previsão média caiu de R$ 269 para R$ 234, o que representa redução de 12,9%. Entre os empresários consultados, 76,6% esperam um desempenho superior ao de 2024. O percentual é próximo ao registrado na pesquisa anterior, que havia alcançado 77%, mas, agora, registra um aumento no grupo que projeta estabilidade, que passou de 18,8% para 20,6%. Apenas 2,8% dos entrevistados estimam queda nas vendas.
Intenção de consumo mais baixa
Do lado dos consumidores, o cenário também aponta retração. A intenção de compras caiu 8,2%. Em 2024, 85,9% pretendiam presentear. Este ano, o índice ficou em 78,8%.
Fatores negativos
Os juros altos, dificuldade de acesso ao crédito e até mesmo o bom desempenho das vendas durante a Black Friday estão entre as razões para o resultado da pesquisa. “É possível que grande parte dos consumidores tenha aproveitado as ofertas e antecipado as compras de Natal”, avalia o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Endividamento no DF
Levantamento da CNC mostra que mais de 76% das famílias do DF — cerca de 820 mil — possuem algum tipo de dívida. Dessas, cerca 42% (445 mil) estão com pagamentos em atraso e 18% (196 mil) não têm condições de quitar o débito.
Parceria entre Ministério do Empreendedorismo e TikTok Brasil em apoio à produção regional
Uma cooperação inédita será voltada à criação de um produto digital de promoção do Vale do Catimbau (PE) — território que reúne patrimônio arqueológico singular, rica diversidade cultural e forte potencial de turismo sustentável. O Ministério do Empreendedorismo (MEMP) realiza, hoje, em Brasília, a solenidade oficial de lançamento da parceria firmada com o TikTok Brasil e o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. A iniciativa busca ampliar oportunidades de renda e fortalecer pequenos negócios do sertão pernambucano. A parceria prevê ações integradas de comunicação, participação de influenciadores, capacitações em marketing digital e apoio à presença on-line de microempreendedores da região.
Tecnologia e participação social
“É um passo importante de uma trajetória que vamos construir com diálogo, tecnologia, inovação e participação social. O Vale do Catimbau tem potencial para ser um grande polo de desenvolvimento sustentável, e o MEMP está comprometido em transformar esse potencial em oportunidades concretas para quem vive ali”, disse o secretário-executivo do ministério, Tadeu Alencar.
Nova frente parlamentar em defesa do setor produtivo
Foi recém-criada a Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios (FPN), em Brasília. O evento reuniu parlamentares do Congresso Nacional, representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e do Instituto Unidos Brasil (IUB), reforçando a importância do diálogo permanente entre Congresso Nacional e setor privado.
Apoio da CNC
Em mensagem de vídeo, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a relevância da iniciativa. “Nós temos um compromisso com o desenvolvimento do país. Um ambiente que favoreça o empreendedorismo é condição básica para sustentar os avanços sociais e educacionais promovidos pelo Sesc e pelo Senac”, destacou.
Representatividade
A CNC foi representada no evento pelo 2º vice-presidente e coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da Confederação, Luiz Carlos Bohn, e por Nara de Deus, diretora de relações institucionais da entidade. O presidente da FPN é o deputado Mendonça Filho (União-PE) e o vice-presidente da FPN, senador Efraim Filho (União-PB).
Principais objetivos da FPN
» Reduzir entraves ao empreendedorismo e à geração de empregos;
» Modernizar marcos regulatórios e simplificar normas;
» Promover debates pluripartidários e monitoramento legislativo contínuo; e
» Fortalecer a integração entre setor público e privado em uma agenda de crescimento sustentável.


