Coluna Capital S/A de 06 de novembro
Por SAMANTA SALLUM
O mercado de trabalho brasileiro segue aquecido. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego do país ficou em 5,6% no trimestre encerrado em setembro, o menor patamar da série histórica. O dado reflete o fortalecimento da economia e de setores intensivos em mão de obra, entre eles, o de alimentação fora do lar. As mulheres representaram dois terços das contratações, o que reafirma a presença cada vez mais expressiva do público feminino nos negócios.
13.153
Novos postos de trabalho em setembro
R$ 2.335
Salário médio
Estratégia para atrair funcionários
Para atrair e reter funcionários, os empresários estão apostando em estratégias que já se refletem nos índices. De acordo com a PNAD, o setor registrou o maior salário médio de sua história no trimestre encerrado em setembro: R$ 2.335. O valor representa o aumento mais expressivo entre todos os segmentos analisados. Em relação ao trimestre anterior, o avanço foi de 5,5%, muito acima da média nacional, de apenas 0,4%.
Confraternizações de fim de ano
Para os próximos meses, as perspectivas são ainda mais positivas. Um levantamento da Abrasel mostrou que quase um terço dos estabelecimentos (32%) pretende contratar para o fim do ano, período de alto movimento no setor.
Disputa por mão de obra
“Os dados reforçam que o setor segue contribuindo de forma consistente para a queda do desemprego no país. O aumento dos salários mostra que há valorização do trabalho, mas também uma disputa maior por mão de obra qualificada, resultado de um movimento maior nos estabelecimentos”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Oba faz doação a hospital após campanha com Snoopy
O Oba Hortifruti destinou cerca de R$ 550 mil ao Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, que fica em Campinas (SP). O valor é fruto da Campanha Selos de Desconto Especial Snoopy, que uniu engajamento e solidariedade nas 74 lojas da rede em São Paulo, Brasília e Goiânia. A doação foi feita na brinquedoteca do hospital, com a participação das crianças.
A campanha, que celebrou os 75 anos do personagem, distribuiu 15 milhões de selos e teve 496 mil clientes engajados, resultando em 217 mil trocas por produtos colecionáveis. “Foi muito especial poder participar dessa campanha e, ao mesmo tempo, contribuir para salvar vidas. O trabalho do Boldrini é inspirador”, destaca Alex Brito, CEO do Oba Hortifruti.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30 no JL ao vivo. 👇


