Coluna Capital S/A de 23 de outubro
Por SAMANTA SALLUM
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), destacou a regulamentação goiana da Lei de Liberdade Econômica (LLE). Durante o Lide Brasília (Grupo de Líderes Empresariais) ontem, ele disse que Goiás detém o segundo maior índice do Brasil de atividades liberadas de alvarás. Também falou sobre política pública para o ambiente de negócios para cerca de 100 empresários. “O Estado se ocupa em dar ao empresário as condições de que ele precisa”, afirmou, ao citar as principais contrapartidas do governo para garantir confiança do setor privado em fazer investimentos no Estado. Mas ele destacou que a frente mais importante de ação governamental foi a segurança pública para melhorar o ambiente econômico do estado.
“Empresas decidiram investir em Goiás devido à nossa segurança hoje, nas ruas. O cidadão pode caminhar sem medo, com seu celular, que não será assaltado. Supermercados, corretores imobiliários, concessionárias de veículos, e tantos outros setores confirmam que as atividades melhoraram muito depois que conseguimos combater a criminalidade”, reforçou.
Recorde de desburocratização
A Lei de Liberdade Econômica (LLE) de Goiás liberou 962 ramos previstos na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs) da exigência de alvará de funcionamento prévio para o início das atividades.
Cumprimento caloroso a Celina
A vice-governadora Celina Leão (PP) chegou atrasada ao evento. Caiado já havia começado a apresentação, mas fez questão de parar para anunciar a presença de Celina. “Chegou a nossa goiana linda. Pessoa muita querida. Estamos juntos visitando as feiras do Entorno”, disse.
Apoio da Fecomércio/DF
O evento foi oficialmente apoiado pela Fecomércio/DF. O presidente da entidade falou que é essencial manter o trabalho que vem sendo realizado em parceria entre os governos de Goiás e do Distrito Federal. “Nos últimos sete anos e meio, esses governos deixaram de disputar espaços e passaram a atuar de forma conjunta, o que trouxe resultados expressivos. O setor empresarial foi um dos grandes beneficiados com essa cooperação”, disse José Aparecido Freire.
Sinergia
“Os estados que crescem são aqueles que apostam e incentivam o setor produtivo. A sinergia entre governo e iniciativa privada foi essencial para os avanços em Goiás”, defendeu o presidente do Lide/DF, Paulo Octávio.
Noite de homenagem a destaques do varejo no DF
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) realizou, na noite de ontem, a solenidade de premiação do Mérito Varejista — edição 2025. Ao todo, dez personalidades de diferentes segmentos da sociedade foram homenageadas durante jantar no Dúnia City Hall. O presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, foi o anfitrião do evento que agraciou o presidente da Federação do Comércio, José Aparecido Freire, o secretário de Governo do GDF, José Humberto Pires, o diretor de relações institucionais do Correio Braziliense, Miguel Jabour, o empresário proprietário da rede Globo Esporte, Geraldo César Araújo, além de Regina Cláudia Padilha Segredo, da empresa Biruta, Adriana Aparecida Soares Fernandes Vieira, da Closet Dress; e Júlia Steffen Netto Zilotti, da Cresci e Perdi.
O pioneiro Walter Couto, 99 anos, fundador da Pioneira da Borracha foi um dos destaques da noite. Também receberam o Mérito Varejista Elisângela Nunes Cerqueira, da Constance, e Geralda Godinho Salles, presidente do Sindicato dos Comerciários. Marcaram presença no evento a vice-governadora do DF, Celina Leão, e o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz.
O Admirável Sertão de Zé
Em celebração aos 45 anos de carreira do artista, o espetáculo desembarca na Sala Martins Pena nos dias 29 e 30 de outubro e 1º e 2 de novembro. Idealizado pelo produtor e importante articulador cultural Eduardo Barata, o espetáculo apresenta uma dramaturgia não biográfica e inovadora, que divide a trajetória de Zé Ramalho em fases emblemáticas, interpretadas por cinco diferentes atores em cena.
A montagem, com direção de Marco André Nunes, e texto de Pedro Kosovski, destaca a enorme relevância de Zé Ramalho para a cultura brasileira, um artista que sintetizou tradição nordestina e influências globais em sua obra.




