IMG_9486

Número de famílias endividadas no DF cresce pelo sexto mês consecutivo

Publicado em Coluna Capital S/A

Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras  constroem moinhos de vento”, Érico Veríssimo 

Coluna Capital S/A de 10/09

Por SAMANTA SALLUM 

Devo, não nego. Pago quando puder. Essa é bem a situação de milhares de brasilienses. O percentual de famílias endividadas no Distrito Federal alcançou 73,0% em agosto de 2025, com avanço de 0,2 ponto percentual em relação a julho. É o sexto mês consecutivo de alta. Ao todo, são 780.328 famílias com algum tipo de dívida a vencer, nas diferentes modalidades de crédito. Entre os endividados, 456,6 mil famílias estão com contas em atraso e 189,8 mil afirmam não ter condições de pagar suas dívidas.

Tempo médio de atraso

O tempo médio de atraso no DF está em 71 dias, enquanto o comprometimento médio da renda com dívidas manteve-se em 22,4%, estável nos últimos cinco meses.

A inadimplência também voltou a subir e atingiu 42,7% das famílias, ante 41,8% em julho. O indicador já acumula três meses de crescimento e está 3,3 pontos percentuais acima do registrado em agosto de 2024.

Abaixo da média nacional

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o resultado mostra que o endividamento no DF (atingindo 73% da população) acompanha o padrão nacional, mantendo-se, no entanto, em patamares menores que a média brasileira, que está em 78%.

Motivo de preocupação

“A inadimplência elevada, com peso expressivo do cartão de crédito, é motivo de preocupação. Esse perfil tende a se retroalimentar, reforçando o risco de deterioração das finanças familiares caso não haja mudança no comportamento de consumo ou em condições de crédito mais favoráveis”, explica Aparecido.

Histórico

Apesar da alta recente, o número de pessoas que diz não ter condições de pagar ainda está abaixo do registrado em agosto de 2024, quando havia 20,1 mil famílias a mais nessa condição, e o índice geral de endividados era de 75,7%. Já na comparação mensal, em agosto foram identificadas 2,9 mil famílias a mais que em julho nessa situação.

Programa de Qualificação para Exportação será realizado na capital federal

A ApexBrasil e a Softex realizam, amanhã, o evento de encerramento do convênio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Distrito Federal. A programação acontece das 14h às 18h, na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul), e vai reunir parceiros estratégicos e empresas atendidas pelo programa, com bate-papo, exposição de produtos e networking.

Investimento

Entre 2023 e 2025, o PEIEX DF qualificou 125 empresas do Distrito Federal. O montante total de recursos aplicados na parceria foi de R$ 1,8 milhão.

Moda e TI

As empresas atendidas pertencem a setores diversos da economia brasiliense, incluindo moda (15 empresas), alimentos, bebidas e agronegócios (14), metais preciosos e joalheria (14), tecnologia da informação (10) e produtos têxteis (8).

De Brasília para a Itália

Parte das empresas qualificadas nesse ciclo iniciou vendas para o exterior, com destaque para mercados como Estados Unidos, Portugal, Itália, Paraguai e Argentina.

Conexões internacionais

“Nosso papel é estar ao lado dessas empresas, oferecendo orientação prática e conectando-as a oportunidades reais no mercado internacional”, explica Clarissa Furtado (foto), gerente de Competitividade da ApexBrasil.

Sesc-DF comemora aniversário com shows de Blitz e Fat Family

Diversas atrações farão parte da edição especial do projeto Sesc W3, neste sábado e domingo, na 504 Sul. Público vai poder curtir, de graça, shows de Joyce Alane, Blitz, Fat Family (foto) canta Tim Maia, Tuyo, FBC e muito mais. A programação começa a partir das 17 horas. Inaugurada em 1971, a unidade do Sesc foi recentemente modernizada e ampliada. O evento vai celebrar o aniversário do espaço de cultura, esporte e lazer.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*