IMG_9064

Liderança brasiliense do setor de TI é eleito presidente da Softex

Publicado em Coluna Capital S/A

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso, você precisa ver o que não está visível.” Sun Tzu

Coluna Capital S/A de 25 de

Por Samanta Sallum 

O empresário do Distrito Federal Christian Tadeu de Souza tomará posse no dia 15 de setembro na presidência da Softex Nacional, instituição responsável por promover a excelência e a competitividade do setor de tecnologia da informação do Brasil. A eleição, realizada em Brasília, foi decidida por unanimidade e reforça o protagonismo do brasiliense na formulação de políticas públicas para a área.

Christian já preside a Confederação Assespro, a mais antiga e representativa entidade do setor no país. Ele também é membro da Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC e diretor da Câmara Temática da Fecomércio-DF. 

Orçamento expressivo

O orçamento da Softex, mais emendas parlamentares, pode chegar a R$ 1 bilhão. O conselho de administração é formado pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); e Agricultura e Pecuária (MAPS). Conta, ainda, com representantes do CNPq e dos bancos de fomento FINEP e BNDES. Além do governo, há oito entidades dos setores de software, hardware e microeletrônica.

Aliada importante

O apoio do ministra Luciana Santos, do MCTI, foi decisivo na eleição de Christian Tadeu, que assumirá o lugar do atual presidente há 14 anos no cargo, o empresário da Bahia Ruben Delgado. Ele vai para a Diretoria de Relações Institucionais. O novo presidente da entidade também integra o Conselho da Presidência da República.

Criada há 28 anos, a Softex reúne associações empresariais, institutos de pesquisa e incubadoras espalhadas por 13 estados e o DF, formando uma malha estratégica de inovação. A entidade tem forte participação do governo federal, pois recebe recursos públicos para executar as ações de fomento ao universo tecnológico.

Apoio da CNC ao Pix, mas sem cobrança de tarifa

O Presidente da CNC, José Roberto Tadros, enviou carta ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para formalizar manifestação favorável ao Pix, por ser “meio de pagamento instantâneo onde os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, de forma prática, rápida, segura.”

Segundo a Confederação, o comércio, especialmente o on-line, viu benefícios na modalidade, já que os boletos bancários e as máquinas de cartão têm custo para o empresário e prazo para a conciliação do valor pago pelo consumidor. Tadros pede a manutenção e o aperfeiçoamento do arranjo de pagamento, “vedando-se qualquer iniciativa que pretenda impor cobrança de tarifas às pessoas”. 

PEC da Reestruturação do Banco Central

A carta veio depois do BC pedir apoio da CNC na PEC da sua reestruturação no Congresso. O maior argumento do banco é que é preciso, entre outras coisas, aumentar o quadro de funcionários, especialmente do que cuida do Pix, que vem batendo recordes em volume de operações. Mas a CNC restringiu-se à manifestação de apoio específico ao Pix, e não à PEC como um todo, por se tratar de algo mais amplo.

Painel Telebrasil 2025: inclusão social e sustentabilidade

Nos dias 2 e 3 de setembro, o Royal Tulip, em Brasília, recebe o Painel Telebrasil 2025, principal encontro do setor de telecomunicações do país. Com o tema “Inovação e conectividade para a inclusão e sustentabilidade”, o evento reunirá autoridades dos setores público e privado para debater como a tecnologia pode impulsionar com esses compromissos a transformação digital no Brasil.

A programação contempla tópicos estratégicos, como o avanço da Inteligência Artificial Generativa, a evolução das infraestruturas de dados, a expansão da banda larga e o papel do 5G no crescimento econômico. 

Participações de destaque

Estão confirmadas as presenças do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, de representantes do MDIC, MCTI, Ministério do Meio Ambiente e BNDES, além de CEOs das maiores operadoras de telecom do Brasil: Alberto Griselli (TIM Brasil), Christian Gebara (Vivo) e José Félix (Claro) e de gigantes da tecnologia como Huawei, Qualcomm, Ericsson e Nokia.

 “Com que roupa eu vou?”

A Semana de Inovação 2025 promovida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) será em Brasília em formato presencial e on-line. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pelo site semanadeinovacao.enap.gov.br. O manejo de toneladas de resíduos têxteis por ano é um dos desafios do setor. A empreendedora Carol Rosignoli, fundadora da Desapeguei Bonito, apresentará caminhos de inovação como os modelos de negócio baseados em reúso e reparo. Ela será uma das palestrantes do evento, que acontece dia 1o de outubro.

Febrac inaugura nova sede em Brasília 

A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) celebrou a inauguração de sua nova sede, em Brasília. O evento, que marcou um momento histórico para a entidade, reuniu autoridades, personalidades e lideranças do setor. O nova espaço é localizado no Edifício Prime Business Convenience.

Entre os presentes à cerimônia, que prestigiaram a inauguração e a trajetória da entidade, estavam José Roberto Tadros, presidente da CNC; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Jorge; senador Laércio Oliveira (PP-SE); senador Rogério Marinho (PL-RN); senador Izalci (PL-DF), que foram recebidos pelo presidente da Federação, Edmilson Pereira.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*