O pedido também destaca que Goiás e GDF já protocolaram no Ministério dos Transportes a minuta de criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno. O secretário de Mobilidade Urbana do DF disse à coluna que está otimista quanto ao adiamento do prazo por 90 dias
Por Samanta Sallum
Os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Ibaneis Rocha (DF) enviaram ofício ao Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira, pedindo a prorrogação da suspensão do reajuste das tarifas de ônibus do Entorno do Distrito Federal por mais 90 dias.
Se a medida não for renovada, o aumento de 2,91% começa a valer já neste sábado (23/08), impactando os valores das passagens do transporte semiurbano.
No documento encaminhado ao ministro Renan Filho e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os governadores explicam que o prazo extra é importante para não prejudicar milhares de trabalhadores que dependem do transporte entre Goiás e Brasília.
O secretário de Mobilidade Urbana do DF, Zeno Gonçalves, disse à coluna que aguarda otimista o posicionamento do colegiado da ANTT em 48 horas. “Temos consenso do GDF e do governo de Goiás sobre a questão. Estamos num momento muito bom na construção da solução, com a criação do Consórcio. Acreditamos que o prazo de 90 dias é razoável para avançarmos”, explicou.
O governador goiano reforçou que a economia da região depende, em grande parte, do deslocamento diário de quem vive no Entorno e trabalha no Distrito Federal.
O pedido também destaca que Goiás e o Governo do DF já protocolaram no Ministério dos Transportes a minuta de criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme). A implantação do órgão permitirá uma gestão conjunta do serviço por União, DF e Goiás.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

