IMG_8922

OAB/DF é a 1ª Seccional a aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial da CGU

Publicado em Coluna Capital S/A

Iniciativa busca promover a integridade no setor privado brasileiro, estimulando empresas a desenvolverem uma cultura organizacional contra a corrupção 

Por Samanta Sallum 

A vice-presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Roberta Queiroz, representando o presidente Paulo Maurício Siqueira, Poli, assinou ontem o Termo de Adesão e o Termo de Compromisso de Apoiador do “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial” da Controladoria-Geral da União (CGU). Essa é uma iniciativa que estimula empresas e entidades privadas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.

A cerimônia foi realizada na OAB/DF, na presença do secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna, que representou o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho. Esta é uma ação pioneira: a OAB/DF é a primeira Seccional do país a aderir a esses protocolos, em parceria com a CGU.

“Com esta adesão, a OAB/DF reforça seu compromisso público com a promoção de uma cultura institucional baseada em governança, compliance e responsabilidade social. A iniciativa também representa mais um passo para o fortalecimento do Programa de Integridade da Seccional, alinhada aos princípios da boa administração pública”, destacou Roberta Queiroz.

Marcelo Pontes Vianna agradeceu à OAB/DF por “abrir as portas” e promover um ambiente de debate e trocas de experiências. “Muito importante que as empresas sejam bem assessoradas”, destacou.

O Pacto Brasil busca promover a integridade no setor privado brasileiro, estimulando as instituições privadas a desenvolverem uma cultura organizacional contra a corrupção e em favor de questões socialmente relevantes, como o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos humanos e sociais.

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Délio Lins e Silva Jr., participou da assinatura. E afirmou que “é de fundamental importância a OAB/DF aderir ao Pacto para aperfeiçoar o seu compliance e contribuindo para que profissionais da advocacia, escritórios e a sociedade se pautem por um ambiente negocial corporativo mais íntegro e ético”.

Pela OAB/DF, participaram desse ato de assinatura dos termos com a CGU o secretário-geral da OAB/DF, Rafael Martins, o diretor de Integridade, Inácio Bento de Loyola Alencastro, e a coordenadora de Integridade, Dayane Andrade, além de membros da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*