Coluna Capital S/A de 18 de agosto
“A verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, mas escapar das antigas.”
John Maynard Keynes
Por Samanta Sallum
Nath Finanças, a influenciadora que ensina economia à população de baixa renda e foi eleita pela Forbes Under 30 Brasil uma das jovens mais promissoras do país, é uma das palestrantes do Encontro Nacional do Sebrae. O evento está sendo realizado hoje e amanhã, no auditório da entidade, em Brasília, sobre o programa Acredita. Será anunciada a concessão de R$ 6 bilhões em crédito garantido e mais de meio milhão de atendimentos desde a criação do projeto. E também serão oficializadas novas parcerias: ABCRED, Bradesco e FIDC Estímulo.
Na ocasião, estão sendo celebrados os 30 anos do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe). A palestra de Nath será na terça-feira, às 16h. Na programação, está prevista a participação de nomes reconhecidos no mercado, como Eduardo Moreira, Thiago Godoy, Eduardo Fedlberg, entre outros.
Podem participar do evento representantes de instituições financeiras, parceiros operadores do Fampe, gestores estaduais de crédito do Sistema Sebrae, agentes de crédito e finanças e empresários beneficiados pelo programa.
Reflexões sobre crédito e pequenos negócios
A palestra de abertura, hoje, foi Reflexões sobre crédito e pequenos negócios, com Valdir Oliveira, gerente nacional do fundo de Aval do Sebrae. Raí Oliveira, ex-jogador e embaixador do Acredita, também é um dos palestrantes do dia.
Ampliação do acesso ao crédito
O Programa Acredita foi sancionado pelo governo federal em 2024, com foco na ampliação e na democratização do acesso a crédito para os pequenos negócios. O Sebrae definiu uma estratégia de apoio com base em dois pilares: viabilizar garantias complementares, por meio do Fampe, e promover atendimento por meio do crédito consciente aos pequenos negócios interessados em suporte financeiro.
Seguros em infraestrutura para portos e aeroportos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) formalizou a adesão, junto com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Secretaria Especial de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência, ao protocolo de intenções que vai aprimorar os seguros em projetos de infraestrutura no setor. O ministro Silvio Costa Filho lembrou o ocorrido durante as enchentes no Rio Grande do Sul, que inviabilizaram a operação do aeroporto da capital. Um exemplo que aponta que o setor deve aprimorar a adesão a seguros mais abrangentes dentro das concessões públicas.
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, avalia que a parceria assinada com o MPOR é um reforço à proteção do patrimônio público, a longo prazo, para os riscos e para a preservação dos ativos. “Essa assinatura é uma marca histórica na relação entre o setor de seguros e a infraestrutura brasileira”, destacou.
Guia Prático
O protocolo de intenções resultará no Guia Prático de Seguros e Capitalização para Contratos de Concessões e PPPs, que também contará com ações que contemplem temas relacionados às áreas de portos e aeroportos. A publicação deve ser finalizada em novembro deste ano.
Cartórios passarão a enviar intimações digitais
Em setembro, os cartórios de protesto de Brasília começam a enviar intimações digitais, por e-mail ou WhatsApp. Em breve, o serviço estará disponível para todos os estados. A medida, regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é para tornar mais efetiva a recuperação de dívidas por meio do protesto, melhorando o ambiente de crédito.
“A intimação digital é uma inovação nos serviços prestados, com mais eficiência, agilidade e comodidade para credores e devedores”, afirmou Ionara Gaioso, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Distrito Federal (IEPTB-DF).
Casa de Chá recebe visita da embaixadora do Reino Unido
O café-escola Senac Casa de Chá recebeu a visita da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. O encontro fez parte das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. Foram servidos doces, salgados e dois chás exclusivos, desenvolvidos especialmente para a ocasião. Entre as opções, o clássico Victoria Sponge Cake, o aromático scone de chocolate com laranja, o tradicional sanduíche de pepino e criações com toque brasileiro, como o Pão de Queijo JK e o pão de queijo recheado com carne de panela ou requeijão de pequi.
Chá candango
A embaixadora pôde apreciar também uma criação 100% brasileira, o chá Candango, que combina chá preto com casca de cacau, morango, amêndoa e canela, em homenagem à força dos trabalhadores que construíram Brasília. Já o Chá Brasília Grey revisita o clássico inglês Earl Grey, unindo chá preto brasileiro e laranja, em uma fusão de aromas acolhedores e frutados. Stephanie Al-Qaq foi recebida pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.




