Por Samanta Sallum
Inspirada no aparato Bacteriópolis do Sesi Lab, uma coleção de roupas infantis exclusiva foi criada a partir de pesquisa da artista brasiliense Carolina Nogueira, com o apoio da bióloga e educadora do SESI Lab, Lizandra Brandt. A estampa faz referência à atração instalada na exposição de longa duração do museu, que observa o crescimento de microrganismos em um substrato preparado com matéria orgânica do Cerrado. As peças são produzidas em algodão 100% sustentável certificado.
“O SESI Lab tem essa atuação incrível de chamar artistas locais para participar da loja do museu. Criar essa coleção de roupas foi ao mesmo tempo muito divertido e muito informativo – uma oportunidade lúdica para informar as crianças que nem toda bactéria é do mal, ao contrário: elas são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo”, conta Carolina.
Parceria com o Movimento Plástico Transforma
O SESI Lab acaba também de firmar uma nova parceria com o Movimento Plástico Transforma, iniciativa dedicada a promover a economia circular e a conscientização sobre o uso responsável do plástico. O Movimento Plástico Transforma é um projeto da Braskem com a ABIPLAST.
Com a novidade, quem ganha é o público: um dos objetivos da colaboração é o desenvolvimento de um novo aparato para a exposição de longa duração do museu. Ele vai mostrar as possibilidades de transformação e reuso do material.
Além da instalação interativa, a parceria também prevê uma oficina educativa inédita, voltada a todas as idades. “A proposta é estimular a reflexão sobre consumo consciente e sustentabilidade por meio de uma experiência prática e imersiva”, adiantou à coluna a superintendente de Cultura do SESI Nacional, Claudia Ramalho.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.




