“Nunca estou realmente satisfeita quanto a entender alguma coisa; porque, até onde entendo, a minha compreensão só pode ser uma fração infinitesimal de tudo o que eu quero compreender.” Ada Lovelace (1815-1852)
Por Samanta Sallum
Com investimentos que somam R$ 500 milhões, a Petrobras irá atualizar e incrementar o parque tecnológico com a entrada em operação, este ano, de cinco novos supercomputadores. Entre eles, um foi batizado de Ada Lovelace, nome da cientista e matemática inglesa reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. E, portanto, a primeira a criar um programa de computador.
O Ada entrou em funcionamento no Centro de Processamento de Dados da Petrobras e irá rodar uma ferramenta, em desenvolvimento pela empresa, para geração de modelos geológicos que contribuirá para novas descobertas de jazidas de petróleo.
Além do Ada, o supercomputador Capivara também já entrou em operação. Os próximos serão Quati, Harpia e Tupã.
Filha de Lord Byron
Augusta Ada Byron King, condessa de Lovelace, é filha do poeta Lord Byron. Nascida no início do século XIX, era uma pensadora à frente do seu tempo e intuiu que as máquinas poderiam ir além do processamento de números e atuarem como uma ferramenta de colaboração. Será o segundo computador da empresa com nome feminino. O primeiro foi o Cazarin, em memória à geóloga Carol Cazarin, referência técnica na companhia.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
Por SAMANTA SALLUM Somado o montante recebido pela gestora de investimentos Quadra, o Governo do…
"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o…
Presidente do Banco Central, nos bastidores, queria a ajuda do governo federal para salvar BRB;…
Por SAMANTA SALLUM Dos 271 mil Microempreendedores Individuais que atuam na capital federal, 40% enfrentam…
Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…
Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista Por SAMANTA SALLUM …