IMG_7328

Ibaneis diz que deixará GDF em abril e culpa Lula por corte de gastos no DF

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse na noite de hoje que foi obrigado a assinar o decreto que contingencia em R$ 1 bilhão os gastos públicos por culpa do descontrole fiscal do governo federal, liderado pelo presidente Lula (PT).

“Os juros estão muito altos, e a responsabilidade disso é da área federal. Os empresários, assim, deixam de investir, e o governo local vai sofrer perda de arrecadação. Diante deste cenário, precisamos ser cautelosos, controlar nossas despesas para não chegar ao final do ano com rombo. Não podemos ser irresponsáveis como o governo federal”, afirmou Ibaneis em evento na Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco).

Ibaneis confirmou que deixa o Palácio do Buriti em abril do próximo ano. “Vou sair para disputar a vaga ao Senado. A Celina (vice-governadora Celina Leão) vai assumir, e eu tenho plena confiança nela. Foi leal a mim nos 66 dias em que estive afastado do cargo por causa de uma decisão injusta”, disse, referindo-se à determinação do STF em janeiro de 2023, por causa dos atos de depredação por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, apontados como tentativa de golpe.

O evento na sede da Asbraco, no SIA, reuniu empresários e autoridades do GDF. O governador foi recebido pelo presidente da Asbraco, Afonso Assad.

Garantia para pagamentos de obras

“Não vamos penalizar os empresários. Quem trabalhar será pago. Fiquem tranquilos. E, para não faltar dinheiro, estamos tomando esses cuidados com o nosso Orçamentos agora”, esclareceu.

Junto com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, informou que o banco passou agora de 6o para o 5o em acesso a financiamento imobiliário. E o segundo público, só perdendo para a Caixa Econômica.

O governador aproveitou também a ocasião para criticar adversários políticos do PT e do PSB no DF. “Sofri desgaste pessoal, financeiro, familiar para levantar de novo essa cidade afundada pelos governos anteriores”, frisou.

“Democracia nunca é cara”

Ibaneis celebrou a derrubada do decreto do IOF pelo Congresso. E concordou com o aumento de número de parlamentares aprovado pelo legislativo federal. “Nunca é caro investir na democracia. O país cresceu e precisa de mais representantes”, comentou à coluna.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.

 

2 thoughts on “Ibaneis diz que deixará GDF em abril e culpa Lula por corte de gastos no DF

  1. Vai abandonar o navio e quer jogar a culpa da falta de competência para o governo federal. Péssimo governador. No DF, falta educação, saúde e segurança há muito tempo.

  2. O Ibanês ta inventando algo para não governar. O fundo constitucional do DF que o governo federal queria mexer pra ajeitar as contas públicas ele(Ibanês) foi o primeiro a espernear pra não mexer. E acabou que o governo não mexeu. Mas o Ibanês age como se tivessem mexido. É um bolsonarista. Prejudicando o DF, colocando o DF contra o governo Federal.
    Infelizmente o povo é parvo e vai eleger ele e a Celina ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*