”Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia”, Thomas Hobbes
Coluna Capital S/A de 23 de junho
Por Samanta Sallum
O Dia Nacional do Brasil na Expo 2025 Osaka foi celebrado no sábado. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordenou o Pavilhão Brasil na Exposição Universal, com uma série de shows para brindar a todos com a riqueza da cultura brasileira.
“Este momento tem um significado pessoal para mim. Minha primeira viagem internacional, na década de 1980, foi ao Japão. Já naquela época, era claro que o centro de gravidade econômico mundial estava se deslocando para a Ásia-Pacífico. Vindo do Acre — o estado brasileiro mais próximo da Ásia —, compreendi desde cedo que os destinos dos nossos países se tornariam cada vez mais conectados”, declarou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Desfile com batucada
Antes de começar o show de Zeca Pagodinho, um desfile com a batucada do Bloco BarraVento conduziu o público até chegar à Expo Arena “Matsuri”. No local, foram recepcionados pelo personagem Myaku Myaku da Expo 2025 e por uma multidão que já esperava pelo grande show.
Setor produtivo e frente parlamentar de olho na regulamentação da reforma tributária
Na próxima quarta-feira, será lançada a Agenda Legislativa Prioritária da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) na Câmara dos Deputados. Ela aponta os principais assuntos e temas a serem propostos e debatidos pelo Congresso Nacional, com foco em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do setor de comércio e serviços. Representantes da UNECs estarão presentes. A entidade representa associações empresariais do setor do varejo, supermercados, atacado, bares, restaurantes, entro outras do setor produtivo. São responsáveis por 60% do PIB nacional e cerca de 33 milhões de empregos formais.
“É com este peso que levamos as pautas do setor ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo. Vivemos em um momento em que o país precisa retomar com seriedade o debate sobre as reformas estruturantes, especialmente a reforma tributária, cuja regulamentação está em curso”, destacou o presidente da UNECs, Leonardo Severini, que lidera também a Abad.
30 anos de Fundo de Aval do Sebrae
O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, do Sebrae, completou 30 anos no domingo (22). O acesso ao crédito é uma das principais barreiras para os donos de pequenos negócios no país. Por isso, o Sebrae vem atuando por meio do programa Acredita Sebrae, que tem como garantia o FAMPE.
“O nosso fundo de aval é orientado e assistido. Com isso, estamos permitindo que empreendedoras e empreendedores do Brasil possam acessar o crédito, ampliando oportunidades, gerando inclusão e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Meta para 2025
A expectativa é atingir R$ 12 bilhões em crédito garantido em 2025. “Essa é uma marca nunca alcançada em 30 anos de história, mostrando que o SEBRAE sente a dor do pequeno empreendedor brasileiro e busca soluções para suas necessidades”, comemora o Gerente de Crédito do Sebrae nacional, Valdir Oliveira
Governo e setor automotivo apostam nos modelos híbridos flex como vitrine do Brasil na COP 30
Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua fala no G7 realizado no Canadá, quanto um seminário envolvendo representantes do Poder Executivo, do setor privado e da academia, reforçaram a aposta do Brasil na descarbonização por meio dos veículos híbridos flex e dos biocombustíveis. “Somos hoje o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, fomos pioneiros no desenvolvimento de motores flexíveis. Veículos híbridos já são realidade na nossa indústria automobilística”, afirmou Lula durante o G7.
Descarbonização do transporte
No mesmo dia, acontecia o seminário “Brasil em Movimento: Segurança Energética e Alimentar – As rotas para o sucesso dos biocombustíveis e da bioeletrificação”, promovido pelo Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCBrasil). O encontro marcou a apresentação do estudo “Biocombustíveis como solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte”, conduzido pela Professora Doutora Glaucia Souza, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Programa BIOEN da FAPESP.
Tendência na indústria
Inaugurado pela Toyota em 2019, com o lançamento dos primeiros modelos de híbridos flex no Brasil, essa tendência se estendeu a outras montadoras, como Volkswagen e Stellantis, que também pretendem investir nessa tecnologia.




