“Não adianta dizer: estamos fazendo o melhor que podemos. Temos que conseguir o que quer que seja necessário.” Winston Churchill
Coluna Capital S/A de 18 de junho
Por Samanta Sallum
A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) nomeou Alexandre Horta como presidente executivo. Na entidade há mais de seis anos nos cargos de diretor de relações governamentais e diretor executivo, ele assume a presidência em ano de celebração dos 75 anos de história de atuação da ABIR.
A nova gestão pretende valorizar a diversidade de vozes e realidades presentes na cadeia de bebidas não alcoólicas no Brasil. A associação representa 71 empresas, que somam 136 fábricas no país e geram 2 milhões de empregos diretos e indiretos.
“Acreditamos que a força do nosso setor está nas conexões que criamos. A ABIR seguirá sendo um espaço de diálogo, confiança e cooperação — pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa indústria”, afirmou o novo presidente da entidade.
Alexandre tem grande experiência em relações governamentais. Chefiou gabinetes de lideranças no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, bem como também atuou na Câmara Legislativa do DF.
Compromissos para o futuro do DF
A vice-governadora Celina Leão e o presidente da OAB/DF, Paulo Mauricio Siqueira, participaram da reunião de governança do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) na manhã de ontem, no auditório do Sinduscon-DF.
O evento marcou o compromisso da sociedade civil e do GDF com a implementação das ações previstas no documento “O DF que a gente quer em 2040”. Das 210 metas de desenvolvimento, 92% foram acatadas para a gestão 2023-2026.
A atuação do conselho abrange áreas prioritárias como Mobilidade, Saúde, Educação, Segurança Pública, Economia, Sustentabilidade, Inovação, entre outros, pelas 17 câmaras temáticas.
A nova diretoria do conselho para o biênio 2025–2027, eleita na Semana passada, tomará posse em 30 de junho. O novo presidente será Dionyzio Klavdianos, que substituirá Leonardo de Ávila. O 1o vice-presidente será Sebastião Abritta (Sindivarejista); na vice-presidência administrativo-financeiro, assumirá Tereza Christina Coelho Cavalcanti (FIBRA) e a vice-presidente de assuntos institucionais será Laura de Oliveira Vieira, empresária e fundadora do Grupo LEVVO.
Corpus Christi e São João aumentam procura por ônibus interestaduais
A proximidade do feriado de Corpus Christi, dos festejos de São João e as férias escolares projetam um aumento no transporte de passageiros por ônibus cruzando as principais rodovias estaduais e federais brasileiras. A modernidade da frota de ônibus interestadual gera um atrativo maior para os interessados em se deslocar, especialmente em se levando em conta a comparação do valor das passagens de ônibus na comparação com os preços das passagens aéreas.
“Nossa expectativa é de que, a partir de agora, tenhamos um aumento em torno de 20% no movimento de passageiros em relação ao ano passado”, afirma Paulo Porto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI). O executivo lembra que, após essa fase, iniciam-se as férias escolares, o que deve aquecer ainda mais o segmento.
Balanços da ANTT
Dados da ANTT mostram que, em junho e julho do ano passado, aproximadamente 7,5 milhões de passageiros viajaram nesses dois meses. Ao todo, foram 275 mil viagens realizadas nos ônibus interestaduais.
Recomendações
A Abrati reforça algumas informações importantes nesse período de grandes deslocamentos pelas rodovias.
– Não comprar passagens vendidas por veículos clandestinos e não regulares;
– Verificar a procedência da companhia que está lhe vendendo as passagens. Consulte as especificações das empresas no site da ANTT ou da Abrati.



