Segundo o ministro dos Transportes, o Brasil tem mais de nove mil pontes, viadutos, túneis, todos monitorados para evitar desastres como o que ocorreu na ponte que liga Tocantins ao Maranhão
Por Samanta Sallum
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou um decreto emergencial para reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, ainda em 2024, e a abertura de uma sindicância para apuração dos responsáveis pelo desastre. Ele esteve no Maranhão, nesta segunda-feira, para vistoria no local do desabamento, acompanhado do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador de Tocantins, Wanderley Barbosa.
“Nós estamos com emergência decretada para contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024”, afirmou o ministro.
Ele assumiu o compromisso com a devida apuração das causas e responsáveis pelo desastre. “Nós temos várias interdições de obras desse tipo. O Brasil tem mais de nove mil pontes, viadutos, túneis, todos monitorados justamente para evitar coisas como o que aconteceu aqui e a recuperação dessas obras. Então a sindicância é importante para apurar as causas do que houve e responsabilização devida.”
Além da reconstrução, está sendo agilizada a retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. “Minha vinda aqui traz a garantia ao povo maranhense e tocantinense de que vamos reconstruir integralmente esta ponte com todos os itens de segurança”, frisou Renan Filho.