A9512ECC-AA34-4D8F-B449-317B452BE8A5

Ibaneis conclama empresários e servidores públicos para a campanha “O DF é dos brasileiros”

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

O governador Ibaneis Rocha conclamou os empresários a engrossarem as trincheiras em defesa do Fundo Constitucional do DF. E está sendo atendido. A ideia é viralizar nas redes sociais o vídeo da campanha O DF é dos brasileiros, em que alerta para os efeitos negativos da intenção do governo federal de passar a tesoura nos recursos para a capital federal. 

“É hora de esquecer as bandeiras ideológicas. Eu conclamo todos os políticos, toda a classe empresarial, toda a classe sindical de trabalhadores e toda população do DF para que estejam ao nosso lado nessa demanda, que nós vamos vencer mais uma vez”, enfatizou Ibaneis Rocha.

Com a campanha, o GDF quer mostrar que o capital federal abriga os brasileiros de todos os estados que vêm em busca dos serviços públicos. “Nós não cuidamos apenas os 3 milhões de habitantes do DF”, completou Ibaneis.

Ameaça à redução do ITBI

A proposta de corte de gastos da União que ameaça os cofres do GDF coincide com uma medida que exigiu do Buriti muitos cálculos. Dias depois de Ibaneis ter anunciado a redução do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. A medida foi muito celebrada pelo setor produtivo do DF, que tinha nela um pleito antigo. Mas a decisão implica em renúncia de receita para os cofres do Palácio do Buriti.

A ideia do Ministério da Fazenda de mudar a forma de cálculo do Fundo Constitucional do DF pode bagunçar bastante as contas do governo local. Mais um motivo para o empresariado brasiliense aderir à defesa do FCDF, para não colocar em risco a redução tributária.

Chamamento aos servidores

Ibaneis também enfatizou que os sindicatos de servidores públicos serão “os maiores prejudicados”. Segundo ele, a ameaça não atinge somente as areas de saúde, educação e segurança.

“A partir do momento em que não houver recurso para essas áreas, nós vamos ter que tirar o recurso da fonte 100, do recurso tributário. E isso vai atingir a todos os servidores do DF. E isso implica em todos os serviços que o governo presta. Então, isso é muito sério para todos nós.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*