Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como o esquenta para as compras de Natal
Por Samanta Sallum
O comércio do Distrito Federal projeta resultados positivos para a Black Friday de 2024, estimando uma injeção de cerca de R$ 155 milhões na economia local. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF aponta que mais de 95% dos lojistas pretendem aderir à data. Esse índice representa um aumento de 13,2% em relação ao ano anterior, quando 84,2% dos empresários planejavam participar da temporada de promoções. O dia das promoções cai em 29 de novembro.
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, a Black Friday tem se firmado como o esquenta para as compras de final de ano. No DF, a maioria dos lojistas participa da data há, aproximadamente, nove anos. No recente estudo, mais da metade dos entrevistados (61,5%) indicou que o período tem alta importância para os negócios, índice mais alto do que os registrados em 2023 (54,2%) e em 2022 (44%).
Queima de estoques
“Nossas pesquisas vem mostrando crescimento no grau de importância que os lojistas dão para a Black Friday. De fato, é uma data que se consolidou bem no Brasil devido seu aspecto prático e também pela adaptação com a dinâmica do comércio. Ajuda a queimar mercadoria e renovar os estoques para o Natal. Em 2023, 96% dos entrevistados confirmaram que o período de vendas promocionais foi importante para renovar os estoques”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.