Construção, TI e Logística são os setores que mais precisam de novos profissionais na capital federal
Por Samanta Sallum
Para atender a demanda da indústria do Distrito Federal nos próximos três anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. O número aponta a necessidade de formação de 33 mil novos profissionais e de requalificação de 153 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da economia e das vagas de trabalho.
O levantamento foi elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI). O estudo para subsidiar as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, as áreas industriais com maior demanda por profissionais no Distrito Federal de 2025 a 2027 serão:
– Construção (25 mil), para atuar como profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros;
– Tecnologia da Informação (23 mil), com vagas para analistas de tecnologia da informação, técnicos em operação e monitoramento de computadores, técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, entre outros;
– Manutenção e Reparação (13 mil), para mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e outras.
Produção de alimentos (13 mil). Há necessidade de magarefes, padeiros, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados, entre outras.
O Mapa do Trabalho Industrial aponta, ainda, grande necessidade de formação no Distrito Federal de trabalhadores na área de logística e transporte, com demanda por 40 mil profissionais. O setor tem ocupações transversais, que não são especificamente da indústria, mas que são fundamentais para a atividade industrial. São oportunidades para profissionais como técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros.
Renova DF e Inova Tech
“No Distrito Federal, o Mapa reafirmou a força do setor da construção na economia e mostrou como a indústria de tecnologia da informação se estabeleceu na capital federal, com forte demanda de formação profissional para os próximos anos. São setores que já têm forte atendimento pelo Senai-DF e que terão ainda maior atenção no planejamento das formações, seja na qualificação realizada por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental, seja em ações realizadas em parceria com o governo do DF, como já realizamos no Renova-DF e no DF Inova Tech”, aponta o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …