Distrito Federal precisa qualificar 186 mil profissionais para atender demanda da indústria

Compartilhe

Construção, TI e Logística são os setores que mais precisam de novos profissionais na capital federal

Por Samanta Sallum

Para atender a demanda da indústria do Distrito Federal nos próximos três anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. O número aponta a necessidade de formação de 33 mil novos profissionais e de requalificação de 153 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da economia e das vagas de trabalho.

O levantamento foi elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI). O estudo para subsidiar as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, as áreas industriais com maior demanda por profissionais no Distrito Federal de 2025 a 2027 serão:

– Construção (25 mil), para atuar como profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros;

– Tecnologia da Informação (23 mil), com vagas para analistas de tecnologia da informação, técnicos em operação e monitoramento de computadores, técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, entre outros;

– Manutenção e Reparação (13 mil), para mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e outras.

Produção de alimentos (13 mil). Há necessidade de magarefes, padeiros, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados, entre outras.

O Mapa do Trabalho Industrial aponta, ainda, grande necessidade de formação no Distrito Federal de trabalhadores na área de logística e transporte, com demanda por 40 mil profissionais. O setor tem ocupações transversais, que não são especificamente da indústria, mas que são fundamentais para a atividade industrial. São oportunidades para profissionais como técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros.

Renova DF e Inova Tech

“No Distrito Federal, o Mapa reafirmou a força do setor da construção na economia e mostrou como a indústria de tecnologia da informação se estabeleceu na capital federal, com forte demanda de formação profissional para os próximos anos. São setores que já têm forte atendimento pelo Senai-DF e que terão ainda maior atenção no planejamento das formações, seja na qualificação realizada por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental, seja em ações realizadas em parceria com o governo do DF, como já realizamos no Renova-DF e no DF Inova Tech”, aponta o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #construção #GDF #InovaTech #JamalBittar #logística #ONI #qualificação #Renova-DF #requalificação #Senai #TI Fibra Indústria tecnologia transporte

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Carnaval do DF se destaca no ranking nacional de faturamento

Por Samanta Sallum  O Distrito Federal está entre as dez primeiras unidades da federação com…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Líder do setor atacadista é eleito presidente da UNECs

Em Assembléia, realizada hoje, em Brasilia, os presidentes que compõem a entidade por consenso elegeram Leonardo…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Cacau Show lidera entre as maiores franquias do país pelo 3o ano. Veja o ranking

Três segmentos concentram a maior quantidade de franquias no país: Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Moda…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Cúpula Luso-Brasileira une negócios e cultura

Por Samanta Sallum  O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em visita ao Brasil, por ocasião…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Carnaval vai gerar mais de 30 mil empregos temporários

Por Samanta Sallum  As projeções econômicas apontam que o carnaval deste ano será o melhor…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

GDF proíbe atacadão no Mané Garrincha, e quadras de tênis devem ser realocadas

O DF Legal fez uma vistoria em todos os camarotes que a concessionária alugou para…

6 dias atrás