Distrito Federal precisa qualificar 186 mil profissionais para atender demanda da indústria

Compartilhe

Construção, TI e Logística são os setores que mais precisam de novos profissionais na capital federal

Por Samanta Sallum

Para atender a demanda da indústria do Distrito Federal nos próximos três anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. O número aponta a necessidade de formação de 33 mil novos profissionais e de requalificação de 153 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da economia e das vagas de trabalho.

O levantamento foi elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI). O estudo para subsidiar as ações de planejamento de oferta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, as áreas industriais com maior demanda por profissionais no Distrito Federal de 2025 a 2027 serão:

– Construção (25 mil), para atuar como profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros;

– Tecnologia da Informação (23 mil), com vagas para analistas de tecnologia da informação, técnicos em operação e monitoramento de computadores, técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações, entre outros;

– Manutenção e Reparação (13 mil), para mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e outras.

Produção de alimentos (13 mil). Há necessidade de magarefes, padeiros, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados, entre outras.

O Mapa do Trabalho Industrial aponta, ainda, grande necessidade de formação no Distrito Federal de trabalhadores na área de logística e transporte, com demanda por 40 mil profissionais. O setor tem ocupações transversais, que não são especificamente da indústria, mas que são fundamentais para a atividade industrial. São oportunidades para profissionais como técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros.

Renova DF e Inova Tech

“No Distrito Federal, o Mapa reafirmou a força do setor da construção na economia e mostrou como a indústria de tecnologia da informação se estabeleceu na capital federal, com forte demanda de formação profissional para os próximos anos. São setores que já têm forte atendimento pelo Senai-DF e que terão ainda maior atenção no planejamento das formações, seja na qualificação realizada por meio do Programa Senai de Gratuidade Regimental, seja em ações realizadas em parceria com o governo do DF, como já realizamos no Renova-DF e no DF Inova Tech”, aponta o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #construção #GDF #InovaTech #JamalBittar #logística #ONI #qualificação #Renova-DF #requalificação #Senai #TI Fibra Indústria tecnologia transporte

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ciclone em São Paulo faz voos de Brasília retornarem à capital federal

Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…

17 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Zema diz que Lula conduz economia com “anabolizantes”; e reafirma candidatura à presidência

Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que  campo…

23 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

1 semana atrás